Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Tentativa de estupro e assalto contra recenseadoras do IBGE em AL serão investigados pela PF e o MPF

Instituto advertiu que seus agentes censitários e recenseadores são servidores públicos federais no exercício de suas funções

Após dois registros de violência contra recenseadores em Jequiá da Praia e em Arapiraca, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que repudia e lamenta a conduta criminosa praticada durante exercício do trabalho. Nas duas situações, os supervisores do IBGE registraram o Boletim de Ocorrência e os casos serão investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF).

Na quinta-feira (11), uma recenseadora do IBGE foi vítima de um assalto durante o trabalho na zona rural do município de Arapiraca. Dois dias antes, outra ocorrência: outra servidora, que também fazia a coleta de dados para o Censo 2022, sofreu tentativa de estupro em Jequiá.

No caso de Jequiá da Praia, o IBGE destacou que “as autoridades policiais competentes foram rapidamente acionadas para a devida e necessária investigação e que o boletim de ocorrência será entregue ao Procurador Regional da República, dada a jurisdição federal do caso”.

Artigos Relacionados

O órgão informa ainda que tomou todas as providências de auxílio à vítima desde a ciência da tentativa do crime, ao prestar o indispensável apoio emocional e disponibilizar o corpo técnico especializado do Instituto para o suporte psicológico e que a servidora está bem e optou por seguir realizando as atividades em outro setor censitário.

“O IBGE adverte que seus agentes censitários e recenseadores são servidores públicos federais no exercício de suas funções, portando equipamentos que são patrimônios públicos federais. Tais equipamentos são dotados de sistemas de rastreamento, apagamento e bloqueio das funções e do conteúdo; portanto, sem valor no mercado”, diz nota.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas