Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Suspeitos de estelionato são presos em Maceió e Belo Horizonte

Investigações apontam que os suspeitos utilizavam de diversas técnicas de engenharia social para convencer as vítimas, na sua maioria idosos e pensionistas

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da 2ª Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a Operação Creonte, que teve o objetivo de apurar os crimes de estelionato, furto mediante fraude e lavagem de dinheiro. De acordo com as informações, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede de uma empresa de consultoria, em Belo Horizonte. Duas pessoas foram presas e uma está foragida. Uma das prisões ocorreu em Maceió, no bairro da Jatiúca, durante cumprimento de mandado pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic).

Até o momento, estima-se que os golpes tenham suplantado o valor de R$ 1 milhão em prejuízos às vítimas. Os trabalhos investigativos prosseguem visando a identificação dos demais responsáveis.

Conforme a polícia, as investigações apontam que os suspeitos utilizavam de diversas técnicas de engenharia social para convencer as vítimas, na sua maioria idosos e pensionistas, a pedirem empréstimos consignados e repassarem os valores para serem investidos pela companhia. Após o empréstimo ser creditado na conta corrente da vítima, os suspeitos realizavam transferências bancárias para conta de terceiros.

Ainda conforme as investigações, os suspeitos convenciam as vítimas a deixarem seus telefones celulares junto com a senha, sob a promessa de que a empresa faria todo o procedimento burocrático. Em seguida, os suspeitos apresentavam uma minuta contratual às vítimas, oportunidade em que as mesmas eram induzidas a assinar tais contratos sem sequer ler os mesmos.

PC prende dois suspeitos de estelionato