Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Preso grupo que executava crimes ordenados de dentro do sistema prisional

Ao todo, foram detidos 22 adultos e apreendido um menor em Alagoas e Pernambuco

A operação capitaneada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), ocorrida nesta terça-feira (22), prendeu 22 pessoas e apreendeu um adolescente em Alagoas e Pernambuco que seriam suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e de formarem uma organização criminosa. Eles cumpriam ordens de dentro do sistema prisional alagoano.

Denominada 'Pegasus', a ação cumpriu 50 mandados de busca, apreensão e também de prisão na capital, interior e em municípios pernambucanos. Com alguns dos presos, foram apreendidos 5kg de maconha, 1,5kg de cocaína e mais três armas.

Foram presos, entre outros, Erick Ribeiro da Silva, de 22 anos; Matheus de Morais Gama, de 21 anos; Ângela Márcia Silva de Oliveira, 36; Deysillane Barbosa Cavalcante, 22; Joelington Paulino da Silva, 26; Cristóvão Silva de Oliveira, 28; e Marcos Luiz Felix da Silva, 19; Emannuel Messias da Silva Alves, 32; Carlos Fernando de Lima; 27; Davi da Silva Coelho, 28; Alexssandro Stephanes de Lima Silva, 26; Italo André Neves de Oliveira; Elisael Rodrigo dos Santos, 22; Luciene Silva de Melo, 22; José Wellington dos Santos Sales, 22; Derivaldo da Silva Santos, 26; José Francisco Gomes da Silva, 26; Noedson de Barros Sena, 36; Fernando Antonio do Espírito Santo, 38; Maconi Antonio da Silva, 35; José Wilker Vilela da Silva, 22; e Manoel Antonio Dantas Neto, 41. Um adolescente de 17 anos foi apreendido.

Dos 22 adultos detidos nesta operação, oito já estavam no sistema prisional. De acordo com a SSP, Derivaldo já estava recolhido no Presídio de Segurança do Agreste e comandava crimes de dentro da cela. Os mandados foram expedidos pela 15ª Vara Criminal da Capital (Entorpecentes) e 17ª Vara Criminal da Capital (privativa do combate ao crime organizado). As ordens judiciais foram cumpridas em Maceió (nos bairros do Jacintinho e Reginaldo), além de Arapiraca, Piaçabuçu e Palmeira dos Índios, além de Pernambuco.

Foram seis meses de investigações até chegar a esses 50 mandados de busca, apreensão e de prisão. O resultado ainda é parcial, já que as equipes ainda estão na rua. Outras pessoas podem ser presas. A prisão em Pernambuco foi na cidade de Itapissuma, a 60 km de Recife. Foram presos lá Fernando Antônio do Espírito santo e Marconi Antonio da Silva. Os dois foram capturados por tráfico de drogas e roubo.

"Eu estava em casa e já chegaram me prendendo. Não encontraram nada lá porque não tinha nada. Nem conheço essas pessoas, nunca vi e nem tenho nada a ver com esses crimes", disse Ângela Márcia, presa durante a operação. 

Há indícios de que todas essas pessoas façam parte de uma mesma quadrilha, porque agiam na mesma região. "Verificamos a participação de membros de facções criminosas,  que tinham como um dos líderes o Derivaldo, que já estava preso. A operação ainda não foi finalizada e outros membros e é líderes podem ser presos ainda", revelou o delegado Ronilson Medeiros, chefe da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic).

"Vamos manter as ações durante toda essa semana, que é uma semana com histórico de violência. Apesar de ser um feriado santo, temos muitos registros de crimes nesse período e ainda vamos ter outras operações", informou o coronel Neivaldo, do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Ao todo, foram 180 policiais envolvidos na operação, sendo integrantes da PM, Polícia Civil, Força Nacional e Grupamento Aéreo. 

Tags