Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Peritos oficiais inauguram laboratório e realizam seminário em Alagoas

Presidente de sindicato destaca avanços que contribuem à elucidação de casos considerados emblemáticos

O Dia do Perito Oficial será celebrado na próxima sexta-feira (02) em todo o país. Em Alagoas, a categoria vai comemorar a data com a inauguração do novo laboratório de Química e Biologia Forense, instalado na sede da Perícia Oficial de Alagoas, no Centro de Maceió. Também será realizado nos dias 3 e 4 deste mês, o I Seminário Alagoano de Perícias Criminais, que reunirá profissionais e estudantes de todo o estado para debater a evolução da profissão no Brasil.

O presidente da Associação Alagoana de Peritos em Criminalística, Paulo Rogério, em entrevista à Rádio Gazeta AM, destacou que a profissão tem sido determinante, sobretudo neste ano de 2015, para a resolução de casos emblemáticos em Alagoas, a exemplo do laudo que apontou que o condutor de um veículo estava com o dobro da velocidade permitida na Avenida Menino Marcelo, bairro da Serraria, em Maceió, quando provocou um acidente fatal.

"Com certeza, a perícia foi fundamental para a elucidação de vários casos porque os delegados receberam documentos imprescindíveis à conclusão dos inquéritos policiais. O trabalho da perícia ganhou espaço nas investigações", salientou.

Paulo destacou, ainda, que o seminário servirá para debater com profissionais e estudantes a evolução da categoria em Alagoas. 

"Um dos peritos presentes o será o Edson Júnior. Especialista, ele irá demonstrar casos em que a Física foi determinante à elucidação de casos diversos, esclarecendo questões relacionadas à trajetória de projéteis, tirando dúvida sobre acidentes automobilísticos, entre outras situações", comentou.

Laboratório

Quanto à inauguração do novo laboratório, trata-se de um antigo pleito da categoria. Segundo Paulo Rogério, os peritos reivindicavam a construção do espaço desde 2007. 

Na mesma entrevista, o presidente do sindicato dos peritos lembrou também que a maioria dos casos de acidente de trânsito em que há vítimas, estas devem ser submetidas a exame para se detectar se alguma das partes consumiu álcool ou qualquer outra droga. "Neste caso, tem-se uma nova demonstração da importância do trabalho de perícia".

Tags