Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Operação Verão do Corpo de Bombeiros contará com apoio da Força Nacional

Agentes irão atuar em ações de prevenção e de salvamento aquático na orla marítima

A Operação Verão do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) irá contar com o reforço de 30 militares da Força Nacional (FN). Os militares farão um nivelamento de procedimentos operacionais e reconhecimento das praias que terão postos de guarda-vidas. 

A operação teve início nesta segunda-feira (21) e os militares da FN prestam auxílio às atividades operacionais desempenhadas pelo CBMAL até o dia 31 de março de 2016.

Leia também

Serão reforçados postos de guarda-vidas existentes e ativados novos postos em locais escolhidos após análise de variáveis como fluxo de banhistas, estatística de ocorrência e o risco do mar.

Para o comandante do GSA, major Francisco Leopardi, o reforço é fundamental para o sucesso da operação. ?Estamos seguindo os moldes das operações de anos anteriores, onde tivemos um apoio de suma importância da Força Nacional. Eles vão contribuir para manter nossas praias seguras?, disse.

A operação visa criar condições para o aumento das atividades de orientação e prevenção aos banhistas, permitir uma atuação de resgate mais segura e eficiente, além de dar o primeiro atendimento às diversas ocorrências típicas de bombeiro.

Os guarda-vidas atuam de forma ostensiva nas areias orientando os banhistas sobre os perigos do mar e distribuindo pulseiras de identificação para crianças, a fim de minimizar o número de crianças perdidas. Esse tipo de ocorrência é bastante comum nesta época do ano, devido ao aumento significativo de pessoas nas praias do litoral alagoano.

Estatísticas

Na Operação de 2014/2015, foram 27 vítimas de afogamento. Uma redução de 40% em relação à operação de 2013/2014. Com relação ao número de crianças perdidas que foram encontradas pelos bombeiros, foram 49 em 2015, 14 a mais que no ano anterior. Já o trabalho preventivo nas areias, teve um aumento significativo de 45,27%, neste ano, ou 491 boletins de ocorrência, comparado aos 338 de 2014. Os dados são do Sistema de Gestão Operacional Unificado (Sisgou) do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas