Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

MPAL cobra qualidade nos inquéritos produzidos pela Polícia Civil

A promotora Karla Padilha, do controle externo da atividade policial, expediu uma recomendação à Delegacia Geral para que uma série de medidas seja adotada no sentido de melhorar a produção

A baixa qualidade dos inquéritos e a ineficiência da Polícia Civil (PC) em concluí-los em tempo hábil foram, mais uma vez, alvos de críticas por parte do Ministério Público do Alagoas (MPAL). A promotora Karla Padilha, do controle externo da atividade policial, expediu uma recomendação à Delegacia Geral para que uma série de medidas seja adotada no sentido de melhorar a produção.

De acordo com a promotora, as peças investigativas que são enviadas ao MP, sobretudo os casos envolvendo crimes violentos letais e intencionais, têm problemas graves de elaboração. Além disso, os prazos legais para a feitura do relatório final não são atendidos, comprometendo a qualidade da futura tramitação da ação penal.

Leia também

Karla Padilha relata que, em muitos inquéritos, não é possível extrair nem os requisitos mínimos necessários ao oferecimento da denúncia pelo Ministério Público. Ela avalia que um dos fatores que motivam esta ineficácia é o deficit histórico de pessoal, de estrutura e de qualificação da Polícia Civil de Alagoas.

Para expedir a recomendação, a promotora levou em consideração as condições desfavoráveis observadas nos distritos policiais da capital, bem como as informações frequentes de deficiências operacionais nas investigações enviadas ao Ministério Público.

O MPAL pediu que a Delegacia Geral da Polícia Civil adotasse medidas para melhorar o processo de apuração dos fatos, a exemplo de georreferenciar o local do crime com aparelho GPS e consignar no inquérito policial o perfil biopsicossocial da vítima, por meio de depoimentos de testemunhas, pesquisa em bancos de dados e demais fontes de informações, inclusive com vistas a melhor reconstituir a rotina e os círculos de relacionamento da vítima (familiares, pessoais, profissionais, amorosos e criminais).

“Na instrução dos inquéritos policiais referentes a crimes violentos letais intencionais em que a identificação da autoria se revelar de elevada dificuldade e as diligências adotadas pela autoridade policial se mostrarem infrutíferas, evitar manter o inquérito paralisado no âmbito policial, providenciando seu encaminhamento ao Ministério Público, acompanhado de relatório minucioso acerca dos atos praticados e as razões pelas quais a autoria não tenha restado, até ali, identificada”, recomendou a promotora.

A Polícia Civil tem 10 dias, a contar da data em que recebeu a recomendação, para enviar uma resposta ao MPAL sobre o eventual acolhimento ou não das sugestões. Se as sugestões não forem acatadas, a promotora alerta que pode ingressar com ação por ato de improbidade administrativa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas