Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Homem que matou gari dentro de ônibus após briga por uso de máscara é indiciado por homicídio qualificado

Familiares do preso não apresentaram nenhum laudo que comprove, efetivamente, algum transtorno mental

Homicídio qualificado por motivo fútil. Este foi o crime pelo qual Felipe Cristiano da Silva, de 42 anos, foi indiciado nesta segunda-feira (6). Ele está preso há exatamente uma semana, quando matou o gari Renilson Freire de Souza, de 38 anos, dentro de um ônibus em Maceió. O motivo do crime seria, segundo testemunhas, o fato dele ter se recusado a usar máscara de proteção contra o coronavírus.

O inquérito foi enviado à Justiça, que determinou que seja enviado para o Ministério Público, que decidirá se denuncia ou não Filipe Cristiano. À época do crime, ele confessou o assassinato e, durante audiência de custódia, disse que faria de novo. O delegado que efetuou a prisão contou que a discussão no ônibus foi porque Filipe Cristiano entrou no ônibus pela porta de desembarque, o motorista se recusou a seguir viagem com ele e a vítima teria tentado expulsar Filipe do coletivo.

Leia também

Quando Filipe Cristiano foi preso, a família teria informado à Polícia Civil que ele sofria de transtornos mentais. Contudo, segundo o delegado Ronilson Medeiros, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os familiares apresentaram apenas remédios durante a investigação, mas nenhum laudo que comprove, efetivamente, algum transtorno mental.

A sanidade mental de Filipe Cristiano da Silva é alvo de investigação em outra ação penal a que ele responde, esta por porte ilegal de arma de fogo. No entanto, após a Justiça determinar que ele fosse submetido a exames, ele não compareceu.

Em 2019, quando determinou o exame, o juiz Antônio Barros da Silva Lima explicou que constava nos autos um atestado médico que dizia que Filipe Cristiano estava em tratamento psiquiátrico, possivelmente sofrendo de Esquizofrenia Paranóide e de Estupor Dissociativo.

A AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

Na decisão que a Gazetaweb teve acesso, o juiz narra que o preso “não demonstrou nenhum tipo de arrependimento, bem como explicitou, de forma expressa, de que praticaria novamente o delito”. “Sustentou a narrativa sem qualquer tipo de arrependimento. Dizendo, ainda, que faria novamente”.

“No caso em epígrafe, a decretação da prisão preventiva é necessária como garantia da ordem pública, considerando o modo de execução da conduta delituosa e a periculosidade demonstrada”, concluiu.

O magistrado afirmou ainda que a versão dada pelo preso de que cometeu o crime em legítima defesa, “neste momento, não se sustenta, pelo fato de que a tese está consubstanciada apenas nas palavras do investigado''. O juiz também pontuou que as imagens do interior do ônibus apresentam fatos diversos do alegado.

A PRISÃO

O autor confesso do crime, Felipe Cristiano da Silva, foi preso no começo da tarde dessa segunda (29), na Praça Bonfim, bairro Poço, em Maceió. O delegado Francisco Medson, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), contou que a prisão se deu após denúncia e pontuou que a divulgação das imagens do crime pela imprensa foi fundamental para que a população reconhecesse o suspeito e o denunciasse.

O delegado também contou que, no momento da prisão, Filipe Cristiano estava com uma faca, que, provavelmente, é a usada no crime, e andando pela praça. Além de estar usando as mesmas roupas usadas na hora do assassinato.

A CAUSA DA MORTE

A Perícia Oficial informou que o exame cadavérico do gari Renilson Freire de Souza, de 38 anos, mostrou que a causa do óbito foi facada na região do tórax. Segundo o órgão, a vítima foi atingida por três golpes de um instrumento perfuro-cortante, sendo um deles no braço, atingindo a axila. As duas outras facadas provocaram ferimentos no tórax. A primeira foi superficial, mas a segunda provocou a morte do gari.

Após a conclusão do exame, o corpo foi liberado para sepultamento. O laudo completo será enviado à Delegacia de Homicídios da Capital, que investiga o caso.

ENTENDA O CASO

O gari Renilson Freire de Souza, de 38 anos, foi morto nessa segunda (29), após uma discussão dentro de um ônibus, que faz a linha Benedito Bentes/Ponta Verde. Segundo os passageiros do coletivo, a vítima foi um dos que tomaram satisfação com o suspeito do crime, cobrando dele, segundo testemunhas, o uso do item de segurança.

No momento, ainda conforme o relato das testemunhas, os dois se envolveram em uma confusão e a polícia disse que o acusado puxou uma faca e atacou o gari. Em seguida, ele desceu do veículo e saiu correndo pela rua.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas