Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Delegados repudiam exonerações de colegas e cobram explicações da PC

Cargos de chefia sofreram substituições; um dos delegados substituídos tomou conhecimento da mudança pelo Diário Oficial

Cerca de 30 delegados da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) cobram, por meio de uma nota enviada à imprensa na tarde desta sexta-feira (4), explicações ao delegado-geral da instituição, Paulo Cerqueira, sobre as circunstâncias que resultaram na exoneração de chefias de delegacias de polícia no estado. Um dos casos citados pelo grupo envolve o ex-coordenador da Delegacia de Homicídio de Maceió, José Carlos, que foi exonerado do cargo "mesmo fazendo um trabalho reconhecido por todos da Segurança Pública".

Os delegados dizem ter ido até a sede da Polícia Civil nesta sexta para entregar ao delegado-geral uma nota de repúdio, cobrando explicações sobre as exonerações. Na visão deles, não há motivo para a chefia da Polícia Judiciária de Alagoas remover os investigadores das unidades onde "desempenham suas funções com louvor". Com a eleição da Associação dos Delegados da Polícia Civil de Alagoas (Adepol) se aproximando, o grupo afirma temer o que seria uma ''partidarização das nomeações''.

Leia também

Na nota, os delegados revelam ainda que, "após cinco horas de espera", o delegado-geral recusou-se a receber o grupo. "Registre-se que o objetivo inicial dos delegados signatários da nota de repúdio era tão somente a entrega do conteúdo em questão, em uma conversa franca e pacífica, para se obter informações sobre os critérios adotados para a remoção de delegados de polícia".

Ainda segundo o material enviado à imprensa, os servidores exonerados estão tomando conhecimento dos atos administrativos por meio do Diário oficial de Alagoas. "As exonerações estão ocorrendo sem a observância de critérios técnicos, claros e objetivos, assim como carentes de fundamentação, conforme determina a Lei nº 12.830/13", diz outro trecho da nota, que destaca o nome do delegado José Carlos, visto que teria tomado conhecimento da mudança somente ao ler a publicação em Diário Oficial.

"Frise-se que o documento seria entregue em mãos a Paulo Cerqueira. Porém, diante da situação que se apresentou, mostrou-se necessária a sua divulgação, até para se evitar especulações e interpretações equivocadas sobre o fato. Por fim, assim como consta no claro e sucinto texto elaborado, renovamos nosso compromisso com a gestão da segurança pública e, sobretudo, com a sociedade alagoana", finaliza a nota.

Por meio da assessoria, a direção da PC/AL informou que as exonerações são questões administrativas, portanto, de rotina. No início da semana, quando da exoneração do delegado José Carlos, o delegado-geral Paulo Cerqueira declarou àGazetawebque a medida teria sido tomada "a pedido do próprio delegado".

Confira, abaixo, a íntegra da nota de repúdio dos delegados: 

NÓS Delegados de Polícia Civil, abaixo assinados, vimos por meio desta nota apresentar nosso REPÚDIO à atitude da Delegacia Geral de Polícia Civil do Estado de Alagoas de remover ou exonerar Delegados de Polícia sem que se observe critérios técnicos, claros e objetivos, a exemplo do que ocorreu com o ex-coordenador da Delegacia de Homicídios da Capital. O Delegado José Carlos André dos Santos. Vemos com preocupação as recorrentes remoções e exonerações sem razoáveis justificativas. Não raro, os atos de movimentação sequer são previamente comunicados, restando aos Delegados receber abruptamente informações de remoções através do Diário Oficial. Ora, se o objetivo é atender ao interesse público, que dificuldade há para o gestor realizar qualquer tipo de comunicado ao profissional removido? Há que se ressaltar que não foi o Delegado José Carlos o primeiro a ser removido por motivos até então desconhecidos. Delegados de todas as gerações acordaram em lotações diferentes, tendo o diário oficial como interlocutor da inesperada notícia. Por fim, deixamos claro nosso compromisso com a Gestão da Segurança Pública de Alagoas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas