Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Delegacia de Homicídios vai apurar todas as mortes em confronto com a polícia

Portaria da Polícia Civil foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira

O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, publicou portaria no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (27), onde determina que todas as mortes registradas em confronto com a polícia na região metropolitana de Maceió devem ser investigadas pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). O objetivo, segundo a publicação, é evitar julgamentos maliciosos de terceiros na condução do inquérito, como também dar celeridade e permitir que o trabalho seja conduzido de maneira independente e imparcial.

"Considerando a importância de uma investigação completa, independente, célere e imparcial de todos os casos de homicídios decorrentes de intervenção policial no Estado de Alagoas; resolve determinar que os Delegados da Polícia Civil integrantes da Delegacia de Homicídios da Capital presidam os inquéritos de homicídios decorrentes de intervenção policial", diz a publicação.

Leia também

Segundo a publicação do Diário Oficial, a portaria considera também uma Resolução da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que dispõe sobre a abolição dos termos "genéricos" como "auto de resistência" e "resistência seguida de morte". Esta última é utilizada para registrar mortes de pessoas em confronto com a polícia.

De acordo com Paulo Cerqueira, a mudança segue uma resolução nacional do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil e Conselho Superior de Polícia, órgão da Polícia Federal, que dispõe de sobre a uniformização dos procedimentos internos das polícias federal e civis dos Estados.

A portaria designa ao coordenador da Delegacia de Homicídios (DHC), delegado José Carlos, a orientar e determinar aos demais delegados, de forma sistemática, a alternar a presidência do inquérito policial. Os casos omissos serão resolvidos diretamente pelo delegado-geral da Polícia Civil.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas