Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

BPE diz que falta de BOs prejudica combate à criminalidade no José Tenório

Sem registros, locais de crimes não são apontados como violentos; conjunto teve cinco crimes apenas no domingo

Uma senhora foi assaltada por duas adolescentes no conjunto José Tenório, na parte alta da capital. Este crime, ocorrido na segunda-feira (23), poderia ter entrado para a estatística da Segurança Pública, mas, por não ter trazido grandes prejuízos à vítima, ela preferiu não registrá-lo. O caso se soma a um número crescente de assaltos que acontecem na região, mas não são comunicados de maneira oficial às autoridades policiais.

"Infelizmente, muitas pessoas não fazem o Boletim de Ocorrência (B.O) quando sofrem assaltos que não causam maiores transtornos. Isso faz com que o lugar seja considerado tranquilo", explicou o comandante do Batalhão de Policiamento de Eventos, coronel Xavier, responsável pelo patrulhamento na área da Serraria.

Leia também

De acordo com ele, a mancha da violência é atualizada diariamente através do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL). "Se uma pessoa é assaltada, ela precisa, sim, denunciar. Só dessa forma os dados serão oficializados e nós poderemos alterar o nosso planejamento estratégico e atuar de uma maneira mais enérgica no local indicado como mais violento", disse Xavier.

O coronel explica que o BPE atua segundo a demanda da região. Se no mapa de ocorrências um bairro é apontado como mais violento, é para lá que os policiais serão designados para realizar rondas ostensivas. "No entanto, quando recebemos as denúncias de maneira informal também tentamos intensificar o policiamento. Muitas vezes somos abordados pela população, que reclama da violência no lugar onde mora e denuncia assaltos, por exemplo, mas quando vamos checar os dados, não existem registros oficiais".

Outra situação apontada pelo comandante é o fato da maior parte dos crimes ser cometida por adolescentes. "Nesse caso, eles são apreendidos, mas aí, de acordo com a própria legislação, acabam sendo soltos porque são menores de idade e voltam a cometer os delitos", observou Xavier.

Só no domingo (22), a Central de Flagrantes, no bairro do Farol, teve cinco registros de ocorrências no José Tenório.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas