Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Venezuela condena decisão de ser declarada ameaça para os EUA

O presidente Donald Trump renovou decreto de 2015 nesta quinta-feira (06)

O governo da Venezuela condenou a decisão do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, de renovar o decreto que declara o país como uma ameaça para a segurança dos EUA.

"O governo da República Bolivariana da Venezuela rejeita, mais uma vez, a acusação infame, opressiva e irracional do presidente dos EUA contra a Venezuela, de ser uma ameaça extraordinária para o seu país, para assim justificar toda a série de ataques e crimes que lesam a humanidade, como as medidas coercivas unilaterais que Washington aplica desde 2015", diz comunicado divulgado pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE) venezuelano.

Leia também

Segundo o MRE, "com um golpe, o governo supremacista da Casa Branca reitera a intenção de promover a violência na Venezuela, não reconhecer as instituições democráticas e a vontade do seu povo, de sujeitar todo o povo venezuelano a qualquer castigo coletivo até conseguir uma mudança de governo favorável aos seus interesses".

"É irônico que os Estados Unidos acusem a Venezuela de apresentar uma ameaça, no mesmo dia em que os tribunais internacionais anunciam que vão analisar casos de tortura e violações dos direitos humanos executados ilegalmente pelas autoridades norte-americanas no Afeganistão, o que apenas demonstra o desprezo das autoridades daquele país (EUA) pelo direito internacional e pela soberania nacional".

O comunicado acrescenta que ao completar sete anos da morte do líder socialista Hugo Chávez (presidiu o país entre 1999 e 2013) e "inspirado pelo seu legado", os venezuelanos reiteram a firme decisão de continuar transitando pelos caminhos da democracia participativa e protagonista.

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu, nessa quinta-feira (5) ao Congresso norte-americano que renove a Ordem Executiva 136.926, de março de 2015 e assinada pelo seu antecessor Barack Obama, que declara "emergência nacional" pela ameaça "inusual e extraordinária" da Venezuela para a segurança e a política externa norte-americana.

Em mensagem enviada ao Congresso, Trump pede que a declaração vigore até que "a Venezuela obtenha a liberdade".

"A situação na Venezuela continua a representar ameaça inusual e extraordinária para a segurança nacional e a política externa dos EUA", diz a mensagem, divulgada na internet.

*Emissora pública de televisão de Portugal

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas