Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Única mulher medalhista olímpica do Irã abandona o país

Kimia Alizadeh, de 21 anos, foi medalhista de bronze no Taekwondo nas Olimpíadas do Rio de Janeiro

A única iraniana a ter uma medalha olímpica, Kimia Alizadeh, de 21 anos, anunciou que abandonou o país em postagem na rede social Instagram. No texto, ela disse que é "uma das milhões de mulheres oprimidas no Irã". Kimia venceu a medalha de bronze no Taekwendo nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, em 2016.

A carta foi postada em persa, a língua falada no Irã. Nela, ela diz que "tudo o que eles disseram, eu usava. Cada frase que eles pediram, eu repeti". "Eles colocaram minhas medalhas no véu obrigatório e a atribuíram à sua administração e tato", acrescentou.

A atleta está na Europa, mas não informou em que país na postagem. "Não queria me sentar à mesa da hipocrisia, mentiras, injustiça e lisonja", continuou ela na postagem. Ela revelou ainda que a "decisão é ainda mais difícil de vencer do que o ouro olímpico", mas que continua sendo "filha do Irã onde quer que esteja".

A defecção da atleta acontece em meio aos problemas enfrentados pelo país com os Estados Unidos e a repercussão do acidente envolvendo o avião da Ukranian Airlines, derrubado por engano pelo sistema anti-míssil do país.

Tags