Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Um mês após terremoto, fortes tremores voltam a atingir o Equador

Tremores tiveram magnitude 6,7 e 6,8; uma pessoa morreu. Em abril, tremor matou mais de 650 pessoas e feriu 16,6 mil

Um tremor de magnitude 6,8 ocorreu com epicentro perto de Rosa Zarate, no Equador, às 13h46 (hora de Brasília) desta quarta-feira (18), informa o Serviço Geológico dos EUA. Na madrugada, outro terremoto de magnitude 6,7 atingiu o país.

O presidente Rafael Correa anunciou que os tremores desta quarta deixaram um morto e 85 feridos. Mais cedo, ele havia dito que o primeiro tremor só causou "pequenos danos" e pediu calma à população ainda traumatizada pelo tremor que atingiu o país em abril.

O fenômeno desta madrugada aconteceu às 2h57 locais (4h57 de Brasília). O epicentro do tremor foi localizado 58 km ao sul de Esmeraldas, a uma profundidade de 10 km, perto da costa do Pacífico.

O sismo abalou alguns pontos da capital, Quito, e foi seguido por várias réplicas de até 5,4 de magnitude. A eletricidade em algumas áreas costeiras foi cortada e pessoas correram para as ruas até a região mais alta da cidade.

Moradores do bairro Costa Azul, no porto de Manta, na província de Manabí, também abandonaram suas casas e correram para as ruas, segundo a France Presse.

O terremoto também foi sentido em Cali, na Colômbia, onde não causou danos. Não há alerta para tsunami.

'Pior tragédia'
Em abril, um terremoto de magnitude 7,8, o mais violento em quase sete décadas, deixou mais de 650 mortos e feriu cerca de 16,6 mil pessoas. Muitos equatorianos ficaram desabrigados.

O terremoto de abril foi considerado pelo presidente do Equador, Rafael Correa, a "pior tragédia" no país desde o tremor de 1949 que deixou 6 mil mortos e 100 mil desabrigados no centro do país.

O governo tem direcionado impostos para financiar a recuperação desde o terremoto de abril, mas diz que vai levar anos para reconstruir as cidades da costa e os centros turísticos afetados pelo terremoto, segundo a Associated Press.

Tags