Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

UE especula vacinação obrigatória, e mortes por Covid na Alemanha chegam a maior nível em 9 meses

Regras de saúde pública no bloco europeu são decididas pelos governos nacionais

A vacinação obrigatória não deve ser descartada como política pública para defender a população da União Europeia (UE), disse nesta quarta (1ª) a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Regras de saúde pública no bloco europeu são decididas pelos governos nacionais, e, na terça (30), a Grécia anunciou que passará a multar residentes de 60 anos ou mais que não se imunizarem até 16 de janeiro. Já a Áustria pretende tornar compulsória a vacina anti-Covid a partir de fevereiro.

Leia também

O comentário da líder do Executivo da UE vem no dia em que a Alemanha registrou o maior número de mortes por Covid dos últimos nove meses. O Instituto Robert Koch, a agência federal de controle de doenças do país, relatou 446 óbitos pela doença nesta quarta -maior cifra diária desde 18 de fevereiro.

A taxa de incidência da doença nos últimos sete dias por 100 mil habitantes, porém, caiu pelo segundo dia consecutivo: 442,9, contra 452,2 na terça. Epidemiologistas locais afirmam que, se seguir assim, o país ainda pode ter 6.000 pessoas com Covid em tratamento de terapia intensiva até o feriado do Natal, independentemente das medidas de mitigação que as autoridades tomem nos próximos dias.

Von der Leyen pediu aos 27 países-membros do bloco europeu que ampliem a porcentagem de habitantes imunizados e acelerem a aplicação de doses de reforço. Também considerou aceitável que, enquanto não há evidências científicas sobre o efeito da variante ômicron, governos exijam de viajantes testes negativos para Sars-Cov-2, mesmo nas viagens internas na UE, como vem fazendo Portugal.

Questionada por repórteres sobre a obrigatoriedade da imunização, respondeu: "Temos as vacinas, que salvam vidas, mas não estão sendo usadas adequadamente em todos os lugares. E este é um custo enorme para a saúde. A vacinação obrigatória na União Europeia precisa ser discutida. Isso precisa de uma abordagem comum, mas é uma discussão que acho que deve ser cumprida".

A presidente da Comissão Europeia ressaltou ainda que, na média, um quarto dos adultos e um terço da população total do bloco não foi vacinada, o equivalente a 150 milhões de pessoas, número que considerou excessivo mesmo descartando crianças e quem não pode receber a injeção por motivos médicos. Vacinas da Pfizer estarão disponíveis a crianças da UE a partir de 13 de dezembro.

"A grande maioria poderia [tomar a vacina], portanto acho compreensível e adequado conduzir essa discussão agora", afirmou. Von der Leyen, como diversos líderes do bloco, disse que sistemas de saúde estão ficando sob pressão com a quarta onda de Covid e que a nova cepa pode piorar o quadro.

Quatro pessoas no sul da Alemanha receberam diagnóstico de Covid com a variante ômicron, embora já estivessem com esquema vacinal completo, segundo anunciado também nesta quarta. Três dos infectados tinham viajado para a África do Sul recentemente, e a quarta pessoa é parente de um deles.

O futuro premiê alemão, Olaf Scholz, já havia afirmado nesta terça que o país vai discutir a possível obrigatoriedade da vacina -atualmente, 68% dos alemães tomaram as duas doses-, mas reforçou que decisão do tipo cabe ao Bundestag, o Parlamento do país. De acordo com o social-democrata, a medida deveria começar a valer até, no máximo, o início de março do próximo ano.​

Os dois primeiros casos da nova cepa também foram confirmados na Noruega em pessoas que viajaram recentemente para a África do Sul, informaram as autoridades de Oeygarden, no oeste. A cidade de cerca de 40 mil habitantes passa por um aumento do número de infecções, e a Noruega anunciou o retorno do uso de máscaras em locais lotados, bem como a aceleração da aplicação de doses de reforço.

Já na Dinamarca, a autoridade de segurança sanitária disse que uma pessoa infectada com a ômicron participou de um show no sábado (27), no município de Aalborg, com cerca de 2.000 pessoas. O governo pediu que todos os presentes realizem testes. O país nórdico registrou recorde de novas infecções diárias por Covid nesta quarta -5.120 casos- e tem seis contaminações pela nova variante confirmados.

Funcionários da OMS (Organização Mundial da Saúde) informaram que pelo menos 24 países relataram casos da variante ômicron e que 56 nações já implementaram medidas restritivas em suas fronteiras na expectativa de conter o avanço da variante -o que contraria recomendações da própria organização.

O governo da França anunciou que todos os viajantes de países que não sejam membros da UE terão de apresentar um teste negativo para Sars-Cov-2, mesmo que estejam vacinados. A suspensão de voos de países do sul da África, anunciada na última semana, foi estendida até a próxima sexta (3).​

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas