Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Trump diz que há 'muita raiva' sobre tentativa de impeachment

Presidente dos EUA deixou a Casa Branca pela 1ª vez desde a invasão do Capitólio por seus apoiadores para visitar muro na fronteira com o México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (12) que há muita raiva sobre a tentativa de retirá-lo do cargo após a invasão do Capitólio, sede do Congresso americano, na quinta-feira (7).

A oito dias do fim do seu mandato, Trump é pressionado a deixar o cargo, seja por renúncia, pela evocação da 25ª emenda da Constituição americana ou por um novo processo de impeachment.

Leia também

"Este impeachment está causando uma raiva tremenda e eles estão fazendo isso, e é realmente uma coisa terrível o que eles estão fazendo", afirmou o presidente americano a jornalistas antes de embarcar para o Texas.

O presidente americano vai visitar o muro na fronteira com o México, em sua primeira agenda pública desde a invasão ao Capitólio que deixou cinco mortos ? quatro extremistas que o apoiavam e um policial.

Foi a primeira declaração pública de Trump desde sexta (8), e ele não respondeu à pergunta se renunciaria ao cargo. Mas disse não querer violência: "Nós não queremos violência. Violência nunca".

Ele criticou o novo processo de impeachment que deve sofrer na Câmara dos Representantes, por "incitação à insurreição", chamou os preparativos de "absolutamente ridículos" e falou que se trata da "continuação da maior caça às bruxas da história da política".

Trump pode se tornar o primeiro presidente americano a ter dois impeachments aprovados pela Câmara. Na primeira ocasião, o Senado decidiu não removê-lo do cargo. O segundo pedido deve ser votado amanhã, quarta-feira (13).

Visita ao Texas

Trump embarcou para a cidade de Álamo, no Texas, para visitar o muro na fronteira com o México.

Membros de sua equipe o encorajaram a realizar eventos que destacassem seu legado. A ampliação do muro, que já existe em alguns trechos na fronteira, foi sua principal promessa da campanha de 2016, assim como o combate à imigração ilegal.

O porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, disse que a visita marcaria a "conclusão de mais de 644 km de muro de fronteira ? uma promessa feita, promessa mantida ? e os esforços da administração de Trump para reformar nosso sistema de imigração quebrado".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas