Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Ted Cruz e Bernie Sanders surpreendem em prévias nos EUA

Trump e Clinton continuam liderando entre republicanos e democratas

Os pré-candidatos Ted Cruz (republicano) e Bernie Sanders (democrata) surpreenderam na noite deste sábado (5) ao vencer em dois estados cada um nas prévias das eleições norte-americanas realizadas em cinco estados. Ambos estão em segundo lugar na disputa pela indicação do Partido Republicano e Democrata, respectivamente.

As vitórias acontecem depois de os primeiros colocados em cada partido, Donald Trump, pelo Republicano, e Hillary Clinton, pelo Democrata, terem consolidado suas lideranças no início desta semanana Superterça, quando 12 estados participaram das prévias.

Neste sábado (5) americanos votaram em cinco estados em eleições internas dos partidos Republicano (Luisiana, Kentucky, Kansas e Maine) e Democrata (Luisiana, Kansas e Nebraska).

Entre os republicanos, Ted Cruz venceu nas prévias de Kansas - onde as pesquisas apontavam para vitória de Trump - e Maine. No entanto, o senador pelo Texas ainda não alcança Donald Trump, que venceu em Luisiana e em Kentucky, e leva vantagem na contagem geral de delegados necessários para conseguir a indicação na convenção republicana em julho.

O mesmo ocorre entre os pré-candidatos democratas. Sanders saiu à frente neste sábado e teve mais votos do que a concorrente em dois estados: Kansas e Nebraska. Hillary, que tende a vencer na maioria dos estados, ganhou em apenas Luisiana. Mas a pré-candidata e ex-secretária de Estado ainda lidera com seu número de delegados que precisa para levar a nomeação do Partido Democrata.

Contagem de delegados
Para vencer as prévias republicanas são necessários 1.237 votos de delegados. Até as eleições deste sábado, segundo a agência AP, Trump contava com 375 delegados, contra 291 de Ted Cruz e 123 de Marco Rubio.

Leia também

Imagem ilustrativa da imagem Ted Cruz e Bernie Sanders surpreendem em prévias nos EUA
| Foto: FOTO: REUTERS/Kevin Kolczynski

Já entre os democratas, Hillary agora tem 1.114 delegados, contra 469 de Bernie Sanders, sendo que para ganhar a indicação no Partido Democrata, são necessários 2.383 delegados.

Neste domingo (6), o Maine realiza seu caucus democrata, enquanto os republicanos disputam a primária de Porto Rico.

Os Partidos realizam suas convenções nacionais em julho, quando os delegados votam nos candidatos para formalizar seus candidatos à eleição. No dia 8 de novembro os americanos elegem o sucessor do presidente Barack Obama.

Prévias até aqui
Trump já venceu as prévias deNew Hampshire,Carolina do SuleNevada, além de sete estados da superterça - quando12 estados realizaram primárias e caucuses-, mas perdeu o emIowae outros três estados da Superterça para Ted Cruz. Marco Rubio venceu apenas no Minnesota.

Hillary teve uma vitóriabastante apertada no caucus de Iowae também venceuo de Nevada, mas perdeu para Sanders aprimária de New Hampshire. NaCarolina do Sul, porém, derrotou o rival por uma margem de quase 50 pontos. A pré-candidata consolidou sua liderança na Superterça, quando venceu em sete estados e perdeu para Sanders em Vermont, Oklahoma, Colorado e Minnesota.

Imagem ilustrativa da imagem Ted Cruz e Bernie Sanders surpreendem em prévias nos EUA
| Foto: FOTO: Reuters/Carlos Barria

Cada estado organiza sua votação, que pode ser em formato de primárias ou de caucus.

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas