Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Senado rejeita novas testemunhas no impeachment de Trump

Apesar de pressão para que o ex-conselheiro de segurança testemunhasse no julgamento, senadores decidiram que não haverá novos depoimentos

Os senadores dos Estados Unidos decidiram nesta sexta-feira (31) não convocar novas testemunhas para depor e nem aceitar novas provas no julgamento do impeachment do presidente Donald Trump. A decisão abre caminho para a votação final, em que a expectativa é de que Trump seja absolvido.

Os depoimentos e as provas que foram apresentados na Câmara, onde Trump sofreu o impeachment, são os mesmos que os senadores devem levar em consideração ao votar pela remoção ou não do presidente do cargo.

Antes da votação, a expectativa já era de que quase todos os senadores do Partido Republicano votassem contra a convocação de novas testemunhas.

O "New York Times" publicou, no fim de semana, uma reportagem sobre um livro ainda não-lançado do ex-conselheiro de segurança da Casa Branca, John Bolton.

Bolton foi demitido no ano passado. No manuscrito, ele afirma que o presidente dos EUA pressionou a Ucrânia a abrir uma investigação para averiguar possíveis crimes de Hunter Biden, filho de Joe Biden, pré-candidato à presidência pelo Partido Democrata e um dos rivais de Trump.

Mais do que isso, o atual líder americano ainda vinculou uma doação de dinheiro para ser empregado em uma guerra civil no país à abertura da investigação, de acordo com Bolton.

Essa é uma das alegações do processo de impeachment -a de que Trump teria feito um "toma lá dá cá": em troca de uma investigação sobre seu rival doméstico, ele daria dinheiro dos EUA para a defesa da Ucrânia.

Como as declarações de Bolton não constam no processo de impeachment, elas não serão levadas em consideração no julgamento para afastar o presidente.

Se testemunhasse, possivelmente Bolton seria a primeira testemunha que diria ter ouvido diretamente de Trump que ele teria imposto esse condição para dar o financiamento aos ucranianos.

Encurtar o julgamento

Um dos principais argumentos dos republicanos para rejeitar novas testemunhas e provas é o de que era tarefa da Câmara de Deputados apresentar todas as evidências, e não do Senado.

Além disso, se o Senado aprovasse a convocação, o julgamento do impeachment iria se prolongar e se tornaria mais incerto.

O Partido Republicano, do qual o presidente Trump faz parte, domina o Senado -ele tem 53 cadeiras, contra 47 do Partido Democrata.

A decisão aconteceu depois de um dia de quarto horas de discussões entre os políticos.

Tags