Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Sanders vence no Oregon; Hillary comemora vitória em Kentucky

Agências dão vitória de Hillary em Kentucky, mas não há resultado oficial. Sem concorrentes republicanos, Donald Trump tem 2/3 dos votos no Oregon

A primária democrata no estado de Oregon terminou com vitória do pré-candidato Bernie Sanders nesta terça-feira (17), mas a disputa foi tão acirrada em Kentucky que mesmo com 99,9% das urnas apuradas um vencedor não foi declarado oficialmente.

As agências internacionais de notícias e projeção do canal de televisão CNN, no entanto, dão vitória de Hillary Clinton em Kentucky. Ela chegou a comemorar o resultado nas redes sociais.

Leia também

A secretária de estado de Kentucky, Alison Lundergan Grimes, chamou Hillary de "vencedora não-oficial" em entrevista à CNN, mas ressaltou que os números finais podem ser divulgados apenas no fim deste mês.

A primária de Kentucky foi uma das mais acirradas de toda a temporada de prévias do partido. Com mais de 99% dos votos apurados, Hillary tinha 46,8% e Sanders, 46,3%. No Oregon, com apenas 60% da apuração, Sanders foi declarado vencedor mesmo tendo 53% e Hillary, 47%.

O resultado das primárias foi bastante positivo para Sanders e aumenta a pressão sobre Hillary, mas não vai alterar significativamente o número de delegados dos pré-candidatos, critério que define quem será o escolhido para representar o Partido Democrata nas eleições presidenciais de novembro.

Delegados

Clinton está com menos de 2 mil votos de vantagem no Kentucky e garantiu 29 delegados (contra 27 de Sanders). No Oregon, o senador por Vermont ficou com 29 delegados (e a ex-secretária de Estado do governo Barack Obama, com 30, mesmo registrando 25 mil votos a menos que ele). Isso ocorre devido aos superdelegados, que não estão atrelados aos votos das primárias.

Para conseguir a indicação do Partido Democrata, o pré-candidado precisa do apoio de 2.383 delegados. Clinton ainda precisa de 92 delegados enquanto Sanders, 855. Na contagem parcial, ela tem um total de 2.291 - sendo 1767 delegados e 524 superdelegados. Já Sanders conquistou 1.528 delegados - sendo 1488 delegados e 40 superdelegados.

O Partido Democrata ainda vai realizar prévias em junho nas Ilhas Virgens, Porto Rico, na Califórnia, Montana, New Jersey, Novo México, Dakota do Norte e Dakota do Sul, além de Columbia. A convenção em que o candidato oficialmente indicado acontecerá entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

Partido Republicano

O Partido Republicano já havia realizado sua primária de Kentucky em 5 de março, com Donald Trump como vencedor. Sem concorrentes no Oregon, o pré-candidato bilionário tinha 67,9% dos votos e somava mais 17 delegados com 60,5% do resultado apurado. John Kasich tinha 17,0% dos votos e Ted Cruz, 16,3% - o que garantia mais 3 delegados para cada um.

Apesar de Trump ser o único pré-candidato ainda na disputa republicana, os eleitores tiveram a opção de votar em seus ex-adversários cujos nomes ainda constavam nas cédulas. Há uma semana, por exemplo, Kasich conquistou um delegado na Virginia Ocidental mesmo depois de ter anunciado a suspensão de sua campanha.

Para garantir sua nomeação pelo Partido Republicano, um candidato precisa chegar à convenção, em julho, com ao menos 1.237 votos. No Partido Democrata o número é 2.383.

Até o momento, Trump tem 1.160 delegados republicanos (faltam apenas 77 para atingir a quantidade necessária). Entre os democratas, Hillary tem 2.291 delegados (incluindo 524 superdelegados), o que a deixa a apenas 92 votos da meta. Já Sanders tem 1.528 delegados (sendo apenas 40 superdelegados), o que o deixa a distantes 855 votos da meta, mesmo com relevantes vitórias nas últimas privárias.

Prévias

Imagem ilustrativa da imagem Sanders vence no Oregon; Hillary comemora vitória em Kentucky
| Foto: FOTO: Agência Reuters, Associated Press e portal Real Clear Politcs

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem daqui a 2 meses quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece entre 18 e 21 de julho, em Cleveland (Ohio) e a do Partido Democrata, entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia (Pensilvânia).

Os candidatos escolhidos disputarão a eleição presidencial a ser realizada em 8 de novembro. O vencedor sucederá Barack Obama no comando da Casa Branca pelos próximos quatro anos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas