Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Rússia dispara mísseis de cruzeiro no Mar do Japão durante manobras

Exercícios acontecem uma semana depois de o premiê japonês visitar a Ucrânia, pela primeira vez desde início da guerra. Moscou e Pequim têm se alinhado, em oposição à aproximação de Tóquio com Washington

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta terça-feira (28) que uma frota naval disparou mísseis antinavio contra um alvo simulado no Mar do Japão durante exercícios militares.

As manobras acontecem uma semana depois de o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, visitar a Ucrânia. O Japão tem mostrado alinhamento com os Estados Unidos e a Europa na condenação da Rússia pela ofensiva na guerra da Ucrânia e na aplicação de sanções.

Segundo o comunicado, dois navios participaram do exercício e atingiram o alvo simulado, a cerca de 100 quilômetros de distância.

A realização de manobras pela Rússia na região é incomum. Também nesta terça, o ministro das Relações Exteriores do Japão , Yoshimasa Hayashi, afirmou haver uma "multiplicação de atividades do Exército russo no Extremo Oriente, incluindo as áreas próximas do Japão".

Desde o início deste ano, Moscou tem buscado aproximação com a China - na semana passada, pela primeira vez desde o início da guerra, o presidente chinês, Xi Jinping, visitou a capital russa e se encontrou com o presidente do país, Vladimir Putin.

"Vamos continuar vigiando de perto os movimentos do Exército russo", declarou o ministro.

A Rússia afirmou na semana passada que dois aviões bombardeiros estratégicos Tu-95 fez "voos no espaço aéreo sobre águas neutras no Mar do Japão".

A costa russa do Pacífico é separada do Japão pelo estreito Mar do Japão.

O governo japonês não comentou o exercício militar russo.