Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Rússia dispara mísseis de cruzeiro no Mar do Japão durante manobras

Exercícios acontecem uma semana depois de o premiê japonês visitar a Ucrânia, pela primeira vez desde início da guerra. Moscou e Pequim têm se alinhado, em oposição à aproximação de Tóquio com Washington

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta terça-feira (28) que uma frota naval disparou mísseis antinavio contra um alvo simulado no Mar do Japão durante exercícios militares.

As manobras acontecem uma semana depois de o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, visitar a Ucrânia. O Japão tem mostrado alinhamento com os Estados Unidos e a Europa na condenação da Rússia pela ofensiva na guerra da Ucrânia e na aplicação de sanções.

Leia também

Segundo o comunicado, dois navios participaram do exercício e atingiram o alvo simulado, a cerca de 100 quilômetros de distância.

A realização de manobras pela Rússia na região é incomum. Também nesta terça, o ministro das Relações Exteriores do Japão , Yoshimasa Hayashi, afirmou haver uma "multiplicação de atividades do Exército russo no Extremo Oriente, incluindo as áreas próximas do Japão".

Desde o início deste ano, Moscou tem buscado aproximação com a China - na semana passada, pela primeira vez desde o início da guerra, o presidente chinês, Xi Jinping, visitou a capital russa e se encontrou com o presidente do país, Vladimir Putin.

"Vamos continuar vigiando de perto os movimentos do Exército russo", declarou o ministro.

A Rússia afirmou na semana passada que dois aviões bombardeiros estratégicos Tu-95 fez "voos no espaço aéreo sobre águas neutras no Mar do Japão".

A costa russa do Pacífico é separada do Japão pelo estreito Mar do Japão.

O governo japonês não comentou o exercício militar russo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas