Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Raquitismo renal: doença rara faz mulher de 20 anos parecer criança

A indiana Aboli Jarit sofre com raquitismo renal. A condição afeta o crescimento e causa deformidade óssea

Com apenas um metro de altura, a indiana Aboli Jarit, 20 anos, é comumente confundida com uma criança. Ela sofre com uma doença rara chamada raquitismo renal, que limitou seu crescimento e a obriga a usar cadeira de rodas e fraldas.

Por causa da doença, Aboli nasceu sem bexiga. Ainda bebê, ela precisou de cirurgia para abrir um pequeno buraco em sua cintura para evitar o acúmulo de urina no corpo. O raquitismo renal também causa deformidade óssea e atrapalha o crescimento.

Leia também

Quando Aboli era mais nova, seus ossos começaram a se enfraquecer: ela caía frequentemente e chegou fraturar a perna. A lesão se tornou tão dolorosa que ela parou de andar e hoje depende de uma cadeira de rodas para se locomover.

Mesmo com tantas dificuldades, a jovem diz ter sorte de estar viva, uma vez que a maioria das pessoas diagnosticadas com a condição rara não sobrevivem.

“Aos 20 anos, estou me sentindo bem, sortuda e muito especial. Todo mundo envelhece e começa a ficar diferente, mas pareço a mesma pessoa e gosto muito disso”, afirma, em entrevista ao jornal NeedToKnow.

Mesmo a jovem tendo aceitado a doença, ela tem ciência de como o raquitismo pode limitá-la e atrapalhar a realização de alguns dos seus sonhos, como ser famosa. Aboli pretende se tornar uma cantora e atriz de Hollywood, e espera dar os primeiros passos na carreira em breve.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas