Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Rabino ortodoxo é preso suspeito de escravizar 50 mulheres em Israel

Homem já havia sido preso em 2015 e rapidamente libertado por suspeitas semelhantes, mas novos elementos favoreceram sua prisão, segundo a polícia

A polícia de Israel prendeu nesta segunda-feira (13) um rabino ultraortodoxo, suspeito de escravizar cerca de 50 mulheres, além de seus filhos pequenos, em um complexo residencial em Jerusalém.

As autoridades policiais não revelaram a identidade do homem, que dizem ter cerca de sessenta anos, mas garantiram que ele permanecerá em detenção preventiva pelos próximos sete dias.

Leia também

O homem já havia sido preso em 2015 e rapidamente libertado por suspeitas semelhantes, mas novos elementos favoreceram sua prisão, segundo um comunicado da polícia.

"À medida que a investigação avança, os investigadores encontraram evidências nos últimos dois meses para sugerir que o suspeito tem controle absoluto sobre a vida de aproximadamente 50 pessoas que vivem em um complexo residencial e estão todas sujeitas à sua vontade e isoladas de suas famílias", afirmou a polícia.

O homem é um líder de uma "comunidade fechada" em "condições de escravidão", disse outra fonte policial à AFP.

Ele é suspeito de "crimes diversos contra mulheres e seus filhos", alguns dos quais com menos de cinco anos, acrescentou.

Os suspeitos são interrogados sobre suspeita de "escravidão" e "assédio", disse a polícia, acrescentando que 8 mulheres também foram presas por suspeita de cooperar com esse homem em um bairro ultra-ortodoxo de Jerusalém.

Mulheres e seus filhos viviam amontoados neste complexo residencial, servindo como um "seminário" religioso, disseram policiais.

A polícia também suspeita que o homem tenha recebido os salários de suas supostas vítimas, enquanto a mídia israelense também relatou possíveis casos de abuso sexual neste caso.

Em meados de novembro, as mulheres ultraortodoxas lançaram uma vasta campanha para combater a violência doméstica nessas comunidades, representando cerca de 10% dos nove milhões de israelenses, muitas vezes vivendo isolados, de acordo com a interpretação dos preceitos da religião judaica.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas