Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

'Queria matar a rainha da Inglaterra', diz homem preso com balestra em frente ao Palácio de Windsor

Em julgamento, britânico de 20 anos afirmou que sua intenção era tirar a vida de Elizabeth II no dia de Natal em 2021

Matar a rainha da Inglaterra. Essa era a intenção que tinha um homem preso no ano passado com uma balestra - espécie de escopeta com arco e flecha acoplados - em frente ao Palácio de Windsor, segundo ele próprio afirmou nesta quarta-feira (17) a um tribunal do Reino Unido.

Segundo a Corte britânica que julga o caso, Jaswant Sihgn Chali, expressou que sua intenção era tirar a vida de Elizabeth II com a arma de caça.

Chail apareceu em frente à residência oficial da rainha, em Londres, no dia de Natal em 2021 com a balestra em mãos e foi detido em seguida.

Ele foi acusado pela Lei de Traição da Grã-Bretanha, e segundo testemunhas, apareceu no terreno do Castelo de Windsor usando um capuz e uma máscara, disse o tribunal. Um policial afirmou que ele parecia alguém de um filme de terror.

A rainha estava no castelo no momento do incidente em 25 de dezembro, junto com seu filho e herdeiro, o príncipe Charles, sua esposa Camilla e outros familiares próximos.

Após uma investigação da polícia antiterrorista, Chail foi acusado de fazer ameaças de morte, posse de arma ofensiva e um delito sob a seção 2 da Lei de Traição de 1842.

Esta seção da Lei britânica detalha a acusação por “descarregar ou apontar armas de fogo, ou lançar ou usar qualquer material ou arma ofensiva, com a intenção de ferir ou alarmar Sua Majestade”.

Uma audiência no Tribunal de Magistrados de Westminster, em Londres, vai concluir o julgamento do invasor.

Esse tipo de arma pode ser comprada por qualquer pessoa com facilidade na internet, sem empecilho legal.

A balestra, também conhecida como besta, é um artefato que tem a aparência similar ao de uma espingarda, mas conta com um arco acoplado. Quando o gatilho é acionado, esse arco lança a munição, que é conhecida como seta. Elas são parecidas com as flechas tradicionais, porém mais curtas. Além disso, sua empunhadura é similar às das armas de fogo.

Uma de suas características é a demora para carregá-la, o que dificultava a sua utilização em combates de curta distância. Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia, é possível encontrar modelos menores, com metais leves e sofisticados, e por preços que variam desde R$ 100 até R$ 3.000.

Qual é a história da balestra?

A balestra surgiu antes da Era Cristã, na China. Há relatos que no século III a.C. já existiam modelos desenvolvidos desse armamento e utilizados em confrontos na região. No Ocidente, ela foi bastante difundida durante o século XVI, sobretudo na Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.

Esse tipo de arma pode ser comprada por qualquer pessoa com facilidade na internet, sem empecilho legal.

Essas armas podem disparar setas com velocidade de até 400 km/h, e são encontradas facilmente à venda na internet. São facilmente adquiridas em lojas virtuais.

"Esses tipos de armas, como arco e flecha, besta e balestra, não são regulados para comercialização pelo Estatuto do Desarmamento. Não tem nada que regule efetivamente esse tipo de arma", afirma Gustavo Neves Forte, criminalista e professor da Escola de Direito do Brasil.