Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Protesto antirracismo nos EUA tem mais uma noite de confronto

Ontem, famílias de Floyd e Daunte Wright se reuniram pelo fim da violência policial

Manifestantes voltaram a protestar e a enfrentar as forças de segurança pelo terceiro dia seguido em Brooklin Center, no subúrbio de Mineápolis, após a morte de um jovem negro de 20 anos durante uma abordagem policial no Minnesota.

A morte de Daunte Wright no domingo (11) ocorreu a cerca de 15 km de onde George Floyd foi morto, em maio do ano passado e durante o julgamento de Derek Chauvin, ex-policial que o asfixiou até a morte (veja mais abaixo).

Leia também

As forças de segurança mais uma vez usaram bombas de efeito moral para dispersar centenas de manifestantes na noite de terça-feira (13), e eles responderam atirando objetos contra os agentes.

Mais cedo, as famílias de George Floyd e Daunte Wright, devastadas pela dor e revolta, uniram suas forças para pedir o fim da violência policial nos Estados Unidos.

"O mundo está traumatizado ao ver outro afro-americano sendo morto", afirmou Philonise Floyd, irmão de Floyd, durante uma coletiva de imprensa na qual ambas famílias compartilharam a dor por enfrentar o "impensável".

A polícia classificou a morte de Wright como "acidental" e divulgou o vídeo da abordagem, em que a policial que atirou no jovem grita "taser" três vezes, mas saca a sua arma de fogo e atira

O advogado Jeff Storms refuta a versão da polícia. "Acidente é derramar um copo de leite, não é acidente sacar uma arma. Não é acidente apontar uma arma para alguém, nem é um acidente ignorar o fato de que o que você tem na mão não pesa o mesmo que um taser".

Em meio aos protestos, a policial que atirou e o chefe da polícia local renunciaram. A policial Kim Potter tinha 26 anos de carreira na corporação e disse em nota que sua saída "era de maior interesse da comunidade e do departamento".

A policial Kim Potter, que atirou e matou Daunte Wright durante uma abordagem nos EUA
A policial Kim Potter, que atirou e matou Daunte Wright durante uma abordagem nos EUA | Foto: Star Tribune/Getty Images

O prefeito de Brooklyn Center, Mike Elliott, disse que aprovou o pedido de demissão da policial e afirmou não ter certeza se Potter fez isso já sabendo que seria demitida. "Temos que assegurar que a Justiça será feita. Daunte Wright merece isso, a família dele merece isso", disse o prefeito.

Para o ativista Toshira Garraway, a morte de Wright é mais exemplo da brutalidade policial e discriminação sistêmica contra negros.

"Queremos que o mundo saiba que esses não são incidentes isolados", afirmou Garraway durante o protesto. "George Floyd e Daunte Wright são o rosto de centenas de assassinatos aqui no estado de Minnesota".

Julgamento de Floyd

A morte de Wright exacerbou a tensão no subúrbio de Mineápolis no momento em que a região já está sob tensão por causa do julgamento de Derek Chauvin, ex-policial acusado de matar George Floyd.

Em uma abordagem policial, Chauvin ajoelhou-se sobre o pescoço de Floyd, que já estava algemado, asfixiando-o até a morte. Ele havia sido detido por suspeita de usar uma nota de 20 dólares falsa em um mercado.

A morte de Floyd despertou uma onda de protestos em todo o mundo por igualdade racial e contra a violência policial, impulsionando o movimento "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam) e a discussão sobre racismo.

George Floyd repetiu "eu não consigo respirar" por 27 vezes enquanto Chauvin o sufocava, durante 9 minutos e 29 segundos. O ex-policial de Minneapolis se declarou inocente e pode pegar até 40 anos de prisão se for condenado pela acusação mais grave.

Estratégias de acusação e defesa

A defesa de Chauvin chegou a pedir ao juiz que conduz o julgamento que o júri fosse isolado, alegando que eles poderiam ser influenciados pela morte de Daunte Wright. Mas o pedido foi negado.

O julgamento está na terceira semana e entrou em uma nova fase, com a apresentação da defesa do ex-policial.

A tese do advogado de Chauvin é que seu cliente respeitou as regras das forças da ordem e que a morte de Floyd foi influenciada pelo fentanil encontrado em seu sangue e outros fatores de saúde.

A tese da acusação, que tomou as duas primeiras semanas do julgamento, é que a saúde de Floyd não influenciou em sua morte e ela foi causada porque Chauvin usou força excessiva e desproporcional e não seguiu os protolocos da polícia.

Desde o início do processo, familiares de Floyd denunciam uma tática para manchar sua memória. "O processo é contra Derek Chauvin, não contra George Floyd".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas