Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Principal opositor de Putin é transferido da prisão para hospital

Alexei Navalny está em greve de fome desde o fim de março e sente dores crônicas

O serviço penitenciário da Rússia decidiu, nesta segunda-feira (19) transferir Alexei Navanly para um hospital para presos.

Navalny é o principal político de oposição na Rússia. Ele está preso desde janeiro, e entrou em um greve de fome há três semanas.

Leia também

O governo russo transferiu Navalny para um hospital, mas ao mesmo tempo que afirmou considerar o estado de saúde do detento "satisfatório".

"Uma comissão de médicos decidiu pela transferência de Navalny para uma unidade hospitalar para os condenados que fica no complexo da colônia penitenciária Nº 3", afirmou o serviço penitenciário um comunicado.

Greve de fome

Navalny, de 44 anos, entrou em greve de fome no dia 31 de março, para protestar contra a falta de serviço médico apropriado na prisão (ele tem dores nas pernas e nas costas).

"Nós não sabemos o que aconteceu com ele no fim de semana, porque os advogados não podem fazer visitas", disse Lyubov Sobol, uma aliada dele, em uma entrevista a uma rádio.

Há planos para realizar protestos a favor de Navalny na quarta-feira.

Pressão internacional

No domingo, Jake Sullivan, o assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, disse que "haverá consequências" se Navalny morrer na prisão.

Os ministros de relações exteriores dos países da União Europeia devem discutir o caso também.

Josep Borrell, o principal diplomata do bloco, afirmou que a situação é muito preocupante, e que a Rússia deve providenciar tratamento.

"Nós consideramos as autoridades russas as responsáveis pela situação de saúde do senhor Navalny", ele afirmou em um vídeo.

Um sindicato médico que tem ligações com Navalny afirmou, no sábado, que ele está em situação crítica —eles afirmaram que há resultados de testes que mostram que os rins dele podem falhar logo, o que iria disparar uma parada do coração.

Camisa de força

Navalny disse que o serviço penitenciário ameaça colocá-lo em uma camisa de força para obrigá-lo a se alimentar.

O governo russo o acusa de exagerar sua condição médica para chamar atenção, e até o momento, recusava a enviar médicos.

Prisão de Navalny

Em agosto do ano passado, durante uma viagem, Navalny foi envenenado. Ele afirma que foi por ordem de Putin.

O político de oposição viajou para a Alemanha, naquele mês, para ser tratado. Em janeiro de 2021, ele voltou à Rússia e foi preso. Em fevereiro, foi condenado a 2 anos e meio na prisão por violar os termos de liberdade condicional. Navalny afirma que foi condenado com base em alegações falsas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas