Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Primeiro navio com grãos deixa porto de Odessa desde a invasão russa

Acordo conseguiu destravar o escoamento dos produtos ucranianos pelo Mar Negro

Um navio que transportava grãos ucranianos deixou o porto de Odesa na segunda-feira (01), o primeiro a fazê-lo como parte de um acordo para desbloquear os portos ucranianos do Mar Negro, disse o ministro da Infraestrutura, Oleksandr Kubrakov.

"O primeiro navio de grãos desde a agressão russa deixou o porto. Graças ao apoio de todos os nossos países parceiros e da ONU, conseguimos implementar totalmente o acordo assinado em Istambul", escreveu ele no Twitter.

Leia também

Ucrânia, Rússia, Turquia e as Nações Unidas chegaram a um acordo para garantir a exportação segura de grãos dos portos ucranianos do Mar Negro, que foram bloqueados depois que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro.

"Desbloquear os portos fornecerá pelo menos US$ 1 bilhão em receita cambial para a economia e uma oportunidade para o setor agrícola planejar a temporada de semeadura do próximo ano", disse Kubrakov em comunicado separado do ministério.

O ministro disse ainda que outros 16 navios aguardam para partir. "Hoje a Ucrânia, junto com seus parceiros, dá mais um passo para evitar a fome no mundo", disse ele.

Colheita ameaçada

No sábado (30), o presidente Volodymyr Zelensky disse que mesmo com os esforços para a exportação, a safra deste ano na Ucrania poderia cair pela metade.

'A colheita ucraniana este ano está sob a ameaça de ser duas vezes menor. Nosso principal objetivo — evitar a crise alimentar global causada pela invasão russa. Os grãos ainda encontram uma maneira de serem entregues alternativamente', escreveu ele em sua conta de Twitter.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas