Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Presidente do Níger afirma ter evitado golpe de Estado

Mahamadou Issoufou justificou prisões de militares em todo o país. Eleições presidenciais e legislativas estão previstas para 21 de fevereiro

O presidente do Níger, Mahamadou Issoufou, afirmou nesta quinta-feira (17) que "desbaratou" uma tentativa de golpe de Estado, justificando a onda de prisões de militares ocorrida em todo o país.

"O governo acaba de desbaratar uma lamentável tentativa de desestabilizar as instituições", declarou Issoufou na televisão nacional.

As redes sociais e a imprensa local relataram na segunda-feira a prisão de militares, mas as autoridades apenas mencionaram o ocorrido nesta quinta-feira.

"O objetivo destes indivíduos (...) era derrubar as instituições eleitas democraticamente, utilizando os meios postos à disposição do povo para garantir sua segurança", disse o presidente.

As eleições presidenciais, cuja primeiro turno coincidirá com as legislativas, estão previstas para o dia 21 de fevereiro de 2016.

"Enquanto as instituições (...) preparam ativamente as eleições para que o povo nigeriano possa realizar sua eleição com transparência, um punhado de indivíduos que têm a cabeça nos anos 60 decidiram impor sua escolha a um povo soberano", afirmou o presidente.

Segundo Issoufou, "os principais autores" da tentativa de golpe puderam ser identificados e detidos, exceto por um fugitivo.

Tags