Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Presidente da Argentina diz que 'brasileiros vieram da selva'

Alberto Fernández afirmou também que os argentinos chegaram de barcos da Europa; após a repercussão, ele se desculpou nas redes sociais

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, foi alvo de críticas após declarar que os brasileiros vieram da selva e que os argentinos chegaram de barcos da Europa nesta quarta-feira (9).

A fala de Fernández foi feita em um evento com o premiê da Espanha, Pedro Sánchez.

Leia também

"Particularmente, eu sou um europeísta. Sou alguém que crê na Europa, porque, sobre a Europa, escreveu certa vez Octavio Paz, que os mexicanos saíram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós - os argentinos - chegamos de barcos. E eram barcos que vinham de lá, da Europa", disse o presidente argentino.

Após a repercussão negativa, Fernández se desculpou pela fala através de seu perfil no Twitter.

"Afirmou-se mais de uma vez que 'os argentinos descendem de navios'. Na primeira metade do século 20, recebemos mais de 5 milhões de imigrantes que viviam com nossos povos nativos. Nossa diversidade é um orgulho. Eu não quis ofender a ninguém, de qualquer forma, a quem se sentiu ofendido ou invisibilizado, desde já minhas desculpas", escreveu.

A polêmica também se estendeu para o crédito incorreto da citação ao escritor Octavio Paz. A frase, na verdade, faz parte de uma canção do músico argentino Litto Nebbia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas