Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Porta-voz fica sem reação ao saber do Nobel da Paz à programa da ONU

Tomson Phiri participava de uma reunião semanal da ONU, em Genebra, quando soube da grande notícia

O porta-voz do Programa Mundial de Alimentos da ONU, Tomson Phiri, ficou sem reação ao saber do Prêmio Nobel da Paz 2020 e foi aplaudido pelos presentes.

Ele estava em um encontro semanal na sede da ONU, em Genebra, quando recebeu a notícia. "Eu acabei de descobrir que o Prêmio Nobel da Paz foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos", disse ele, que depois não teve mais palavras para expressar a emoção.

O programa da ONU foi laureado pelos esforços em combater a fome e por sua contribuição para melhorar as condições de paz em zonas de conflito, segundo a Academia Sueca. A organização atua em situações de emergência e em países afetados por conflitos, onde há mais risco de desnutrição.

Merecedores de qualquer jeito

Os organizadores do Nobel ressaltaram, ao anunciarem o prêmio, que o programa seria merecedor até mesmo antes da pandemia de coronavírus, que causa a Covid-19, mas que a nova situação global deixou os motivos ainda mais evidentes, já que o programa da ONU demostrou "habilidade impressionante" ao intensificar seus esforços frente ao problema mundial.

"A necessidade de solidariedade internacional e cooperação multilateral é mais evidente do que nunca", disse a presidente do conselho do Nobel, Berit Reiss-Andersen, em uma coletiva de imprensa após o anúncio.

Pelo Twitter, o Programa Mundial de Alimentos (WFP, na sigla em inglês) lembrou que o prêmio é um "poderoso lembrete para o mundo de que a paz e a erradicação da fome são indissociáveis". O diretor-executivo do PMA, David Beasley, afirmou que o programa está "profundamente honrado" com o reconhecimento.

"Estamos muito honrados de receber o Prêmio Nobel da Paz. É um formidável reconhecimento do compromisso da família WFP, que trabalha todos os dias para erradicar a fome em mais de 80 países", declarou Beasley em sua conta no Twitter.

Veja o vídeo abaixo:

Tags