Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Pfizer e BioNTech iniciam estudo para testar vacina contra Ômicron

Os laboratórios começaram um ensaio clínico de 1,4 mil pessoas com idades entre 18 e 55 anos, divididos em três grupos

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech iniciaram estudos para testar uma versão da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, específica para a variante Ômicron — considerada mais contagiante.

Os laboratórios começaram um ensaio clínico 1,4 mil pessoas com idades entre 18 e 55 anos, divididos em três grupos. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (25/1).

A diretora de pesquisa de vacinas da Pfizer, Kathrin Jansen, garante que os reforços da vacina atual protegem contra a variante, mas que a Ômicron exige cautela.

“Permanecer vigilantes contra o vírus exige que identifiquemos novas abordagens para que as pessoas mantenham um alto nível de proteção”, afirmou.

No mesmo sentido, o diretor executivo do laboratório alemão BioNTech, Ugur Sahin, detalhou que a proteção da vacina original pareceu diminuir de maneira mais rápida no caso da Ômicron.

“O estudo é parte de nossa abordagem científica para desenvolver uma vacina baseada em variantes que alcance um nível similar de proteção contra a Ômicron como o registrado contra as variantes anteriores, mas com uma duração maior da proteção”, salientou.

O estudo

Os participantes do estudo serão divididos em grupos distintos. O primeiro envolve pessoas que receberam duas doses da vacina Pfizer/BioNTech entre 90 e 180 dias antes da inscrição e que receberão uma ou duas doses da vacina contra a Ômicron.

O segundo inclui pessoas que receberam três doses da vacina atual entre 90 e 180 dias antes do estudo e receberão outra dose da vacina original ou uma vacina específica contra a variante.

O último grupo inclui pessoas que nunca foram vacinadas contra a Covid e que receberão três doses da vacina específica contra a Ômicron.