Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Papa está “melhorando progressivamente” e retomou os trabalhos sentado

Francisco passou por uma operação na quarta-feira para reparar uma hérnia; esta é a terceira internação desde o início de seu pontificado

O Vaticano informou, nesta sexta-feira (9), que o papa Francisco está “melhorando progressivamente” da cirurgia que foi submetido na última quarta-feira (7).

Segundo o comunicado citado pela Reuters, o pontífice já se “levantou da cama e sentou-se em uma cadeira”, onde voltou a trabalhar nos assuntos da Igreja.

Francisco passou por uma operação de três horas na quarta para reparar uma hérnia, que os médicos disseram ter sido bem-sucedida o suficiente para que ele não tenha limitações em suas viagens e outras atividades após a recuperação.

É a terceira internação de Francisco desde que os cardeais escolheram o argentino em 2013 como o primeiro papa latino-americano, no mais recente de uma série de problemas de saúde para ele.

Em julho de 2021, ele removeu parte do cólon em uma operação destinada a tratar uma doença intestinal dolorosa chamada diverticulite. Ele disse neste ano que a condição havia retornado e estava afetando seu peso.

O médico Sergio Alfieri, cirurgião-chefe que operou o papa no hospital Gemelli, em Roma, disse na quarta-feira que Francisco reagiu bem à anestesia geral e que espera que o pontífice fique no hospital por cerca de cinco a sete dias.

Francisco tem duas viagens planejadas — a Portugal, de 2 a 6 de agosto, para participar da Jornada Mundial da Juventude e visitar o Santuário de Fátima; e à Mongólia, de 31 de agosto a 4 de setembro.

*publicado por Pedro Zanatta, com informações da CNN Portugal e Reuters.