Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Pagar impostos é um dever do cidadão, afirma Papa Francisco

Pontífice citou passagem da Bíblia na qual Jesus luta contra a hipocrisia de seus adversários.

O papa Francisco falou sobre pagamentos de impostos durante o Angelus deste domingo (18).

Segundo ele, assim como o pagamento de impostos é um dever do cidadão, o mesmo acontece com a afirmação da "primazia de Deus na vida e na história humana, respeitando o direito de Deus ao que lhe pertence".

Leia também

O pontífice citou a passagem do Evangelho de São Mateus, na qual Jesus luta contra a hipocrisia de seus adversários que o elogiam, e recordou que ele sabia que queriam "colocá-lo em apuros ao fazer-lhe a pergunta insidiosa: ?É lícito, ou não, pagar imposto a César??".

"Porém, Jesus conhece a malícia e sai da armadilha. Pede a eles que lhe mostrem a moeda do imposto, ele a toma em suas mãos e pergunta: de quem é esta imagem impressa. Eles respondem que é de César, ou seja, do Imperador. Então Jesus responde: ?Devolvei o que é de César a César e a Deus o que é de Deus?."

E então ele explicou: "Com esta resposta, Jesus coloca-se acima da polêmica. Por um lado, ele reconhece que o imposto a César deve ser pago, porque a imagem na moeda é sua; mas, acima de tudo, ele lembra que cada pessoa traz dentro de si uma outra imagem, a de Deus, e por isso é a Ele, e somente a Ele, que todos estão endividados com sua própria existência".

Francisco ponderou que nesta sentença "encontramos não apenas o critério da distinção entre as esferas política e religiosa, mas também diretrizes claras para a missão dos crentes de todos os tempos, até mesmo para nós hoje".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas