Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Otan convida formalmente Finlândia e Suécia para integrar aliança

Anúncio foi feito durante cúpula do grupo militar do Ocidente, que acontece em Madri, na Espanha. Na terça-feira (28), Turquia decidiu aceitar que países escandinavos façam parte da aliança, o que destravou negociação

Em um passo histórico, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou nesta quarta-feira (29) que convidou formalmente a Finlândia e a Suécia para fazer parte da aliança militar ocidental.

"Hoje, decidimos convidar a Finlândia e a Suécia para se tornarem membros da Otan, e concordamos em assinar o Protoclo de Acesso", anunciou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em comunicado após a primeira reunião da cúpula do grupo que acontece esta semana em Madri, na Espanha.

Com o movimento, o provável ingresso dos dois países escandinavos coloca a Otan em uma proximidade territorial sem precedentes com a Rússia, que atacou a Ucrânia sob o argumento de que a aliança ocidental se aproximava de mais da fronteira russa.

O convite, formalizado nesta manhã pelo secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, já havia sido adiantado na noite de terça-feira (28), quando a Turquia, país membro da Otan que travava a entrada dos países escandinavos no bloco, mudou de posição após negociações na capital espanhola. O presidente turco, Tayip Erdogan, acusa os governos finlandês e sueco de dar asilo a cidadãos turcos considerados terroristas por Ancara, o que ambos os países negam.

Com a Rússia como tema central, a cúpula que a Otan realiza esta semana reúne todos os líderes de todos os países membros da aliança e da Finlândia e da Suécia, que comparecem como países convidados.