Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Oposição venezuelana avança para revogar mandato de Maduro

Assembleia aprovou lei que regerá referendo revogatório em 1ª instância. Oposição tem maioria no Parlamento da Venezuela

O Parlamento venezuelano deu nesta quinta-feira (10) mais um passo rumo ao objetivo de antecipar o fim do mandato do presidente Nicolás Maduro, ao aprovar em primeira instância uma lei que regerá o referendo revogatório, informou o Legislativo.

"A aprovação desta lei de referendo é a porta de entrada para a consolidação da mudança política na Venezuela", afirmou Enrique Márquez, primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, controlada pela coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD).

Leia também

Com a norma - à qual resta um debate e da qual ainda não foram divulgados detalhes busca-se substituir um regulamento redigido em 2007 pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), ao qual a oposição acusa de se alinhar ao governo de esquerda.

Na terça-feira passada, a MUD revelou suas opções para t, Madurairar do poder Maduro, eleito para o período de 2013 a 2017: um referendo revogatório, uma emenda constitucional para encurtar o período do chefe do Executivo e mobilizações para pedir sua renúncia.

O referendo poderá ser convocado assim que for cumprida metade do mandato presidencial.

Maduro foi empossado em 19 de abril de 2013, mas alguns analistas consideram que está concluindo o período do falecido Hugo Chávez, que começou em 10 de janeiro daquele ano.

Este detalhe é chave, pois a Constituição estabelece que se o referendo for celebrado nos primeiros quatro anos do mandato, novas eleições têm que ser convocadas, mas se for realizado nos dois últimos, o período deverá ser concluído pelo vice-presidente.

Segundo o regulamento do CNE, se o processo para convocar a consulta começasse esta semana, a mesma poderia ser celebrada em meados de novembro, explicou à agência France Presse Eugenio Martínez, especialista em temas eleitorais.

Para convocá-la, são necessárias quatro milhões de assinaturas, coletadas em três locais estabelecidos pelo CNE, enquanto para revogar Maduro é necessária uma votação superior à qual obteve quando foi eleito (7.587.532 votos).

No debate desta quinta-feira, Héctor Rodríguez, líder da bancada governista, destacou que a lei está "de costas para o país" e responde às aspirações políticas de líderes opositores.

"O cidadão comum sabem bem que estamos atravessando uma situação de emergência (econômica). O que queremos é que cada um deponha suas aspirações pessoais, suas misérias políticas e se coloque às ordens do país", afirmou o deputado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas