Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

OMS se diz 'desapontada' após China barrar entrada de investigadores da Covid-19

Tedros Adhanom Ghebreyesus disse que a equipe já viajou ao país asiático para as pesquisas sobre a origem do vírus.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta terça-feira (5) que está "muito decepcionado" com a China porque o país ainda não autorizou a entrada de uma equipe de especialistas internacionais para analisar as origens do coronavírus.

"Hoje soubemos que as autoridades chinesas ainda não finalizaram as permissões necessárias para a chegada da equipe na China", disse Tedros em entrevista coletiva em Genebra, na Suíça.

Leia também

"Tenho mantido contato com altas autoridades chinesas e, mais uma vez, deixei claro que a missão é uma prioridade para a OMS", acrescentou ele aos jornalistas.

Os primeiros casos de Covid-19 no mundo foram reportados pelas autoridades chinesas à OMS em 31 de dezembro de 2019. Esses registros vieram da cidade de Wuhan, a primeira a sofrer um surto do coronavírus. Todos os primeiros diagnósticos estavam relacionados, inicialmente, a um mercado que vende animais selvagens mortos para o consumo humano.

No entanto, os cientistas ainda não conseguiram confirmar se realmente o coronavírus "saltou" de um animal para o homem nesse estabelecimento ou se o patógeno já circulava antes a partir de outra origem - o mercado, nessa hipótese, teria servido como um "superdisseminador" da Covid-19 pela aglomeração de pessoas.

As análises da origem dos primeiros casos são importantes para entender melhor o novo coronavírus e traçar estratégias para prevenir o surgimento de novas doenças que possam causar epidemias ou pandemias.

Uma hipótese levantada nos Estados Unidos, em abril, é de que um funcionário se infectou com o vírus em um laboratório que estuda patógenos do tipo em Wuhan. De lá, sem querer, esse cientista teria disseminado a Covid-19. Entretanto, o governo chinês e os representantes do laboratório negam a versão.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas