Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Obama diz que visita a Cuba é uma 'oportunidade histórica'

Presidente americano irá se reunir com Raúl Castro nesta segunda

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcou em Cuba na tarde deste domingo (20). Sem compromissos com o presidente cubano, Raúl Castro, Obama passou pelo centro velho de Havana, e participou de um encontro com a equipe da embaixada americana na cidade.

No local, ele destacou a importância de sua visita ao país - a primeira de um presidente americano em 88 anos. "Pela primeira vez na história, o Air Force One pousou em Cuba, e esta é a nossa primeira parada", disse, de acordo com o jornal 'The New York Times'.

O presidente também destacou a importância de estar em Cuba. "Esta é uma visita histórica, e é uma oportunidade histórica para se envolver diretamente com o povo cubano e para moldar novos acordos comerciais, construir novos laços entre os dois povos e para eu colocar para fora a minha visão para um futuro que é mais brilhante que o nosso passado".

No encontro, realizado em um hotel de Havana, Obama foi recebido com aplausos pelos diplomatas e funcionários da embaixada, a quem se dirigiu em espanhol com um "Como vão?" e agradeceu o trabalho da equipe e do encarregado de negócios da delegação, Jeffrey DeLaurentis.

"Os maiores embaixadores dos Estados Unidos no mundo são vocês", disse o presidente aos homens e mulheres que trabalham na sede diplomática americana, reaberta em 20 de julho de 2015, data do restabelecimento das relações entre Cuba e Estados Unidos.

O encontro aconteceu no salão do hotel onde está hospedada grande parte da comitiva oficial que acompanha Obama, já que a chuva não permitiu que o evento fosse realizado ao ar livre na própria embaixada como estava previsto.

Encontro com Raúl Castro

O encontro com o presidente de Cuba, Raúl Castro, está previsto para segunda-feira (21). Obama já adiantou que falará "diretamente" com seu colega sobre os "obstáculos" para o exercício dos direitos humanos na ilha.

A visita a Cuba era impensável até que Obama e o presidente de Cuba, Raúl Castro concordaram, em dezembro de 2014, em acabar com um distanciamento que começou quando a revolução cubana derrubou um governo pró-norte-americano em 1959.

Em julho, EUA e Cuba retomaram suas relações diplomáticas e abriram embaixadas nos respectivos territórios depois de vários meses de negociações que puseram um ponto final a mais de meio século de ruptura.  anúncio de que os dois países retomariam suas relações foi feito em dezembro do ano passado.

Apesar da reaproximação histórica, o embargo econômico imposto à ilha ainda vigora. Seu levantamento, defendido por Obama, depende da aprovação do Congresso dos EUA.

Tags