Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Navio naufragado durante 2ª Guerra Mundial é encontrado na costa da Noruega

Cruzeiro alemão Karlsruhe foi crucial no ataque nazista à Noruega, mas afundou após ser atacado

Enquanto realizavam um monitoramento de rotina das redes elétricas em 2017, funcionários da estatal norueguesa Statnett descobriram um navio naufragado a 490 metros da superfície, entre a Noruega e a Dinamarca. Agora, três anos depois, os arqueólogos responsáveis por estudar o sítio arqueológico descobriram que a embarcação é o Karlsruhe, cruzeiro alemão da Segunda Guerra Mundial.

Como explicam os historiadores, logo no início do conflito o rei e outras figuras importantes da Noruega tiveram de fugir do país quando as tropas de Adolf Hitler chegaram na região. Os governantes buscaram refúgio na Grã-Bretanha e lá permaneceram até a rendição nazista, em 1945.

Construído no final dos anos 1920, o Karlsruhe foi reaproveitado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e teve papel crucial no conflito, liderando o ataque alemão à Noruega em abril de 1940. Ao saír do porto de Kristiansand no sul do país, entretanto, a embarcação foi atacada por um submarino britânico, o que fez os próprios alemães evacuarem e depois afundarem o cruzeiro.

"Você pode encontrar o destino de Karlsruhe nos livros de história, mas ninguém sabia exatamente onde o cruzeiro afundou. Foi o único grande navio de guerra alemão que se perdeu durante o ataque à Noruega com uma posição desconhecida", disse Frode Kvalø, arqueólogo e pesquisador do Museu Marítimo da Noruega, em comunicado. "Depois de todos esses anos, finalmente sabemos onde fica a 'tumba' dessa importante embarcação de guerra".

O navio tinha 174 metros de comprimento, turbinas a vapor e nove canhões e, justamente por isso, os especialistas se surpreenderam ao encontrá-lo voltado para cima. Isso porque, de acordo com os eles, grandes navios de guerra com um centro de gravidade alto como o do Karlsruhe tendem a virar ao contrário enquanto afundam.

"Mas Karlsruhe está firmemente lá, a 490 metros abaixo do nível do mar, com seus canhões apontando ameaçadoramente para a superfície", afirmou Kvalø. "Com nove canhões em três torres triplas, esse era o maior e mais temível navio do grupo de ataque contra Kristiansand.

Ole Petter Hobberstad, funcionário da Statnett, também ficou animado com a descoberta, que põe um ponto final no mistério de 80 anos acerca do paredeiro do Karlsruhe. "Encontrar um naufrágio de guerra tão especial é raro e divertido principalmente para nós, que trabalhamos com investigações subaquáticas", observou ele.

Tags