Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Não há evidência que ligue atiradores da Califórnia a célula terrorista, diz FBI

Casal tinha manifestado apoio a jihad apenas em comunicações privadas. Obama visitará San Bernardino na próxima sexta-feira

Não há evidência de que o casal que matou 14 pesoas na Califórnia neste mês integrasse uma célula terrorista, disse o chefe da polícia federal norte-americana nesta quarta-feira (16), confirmando que investigadores acreditam que os dois tenham sido inspirados, mas não comandados, pelo grupo Estado Islâmico.

Syed Rizwan Farook, americano de origem paquistanesa de 28 anos, e Tashfeen Malik, paquistanesa de 29 anos, entraram em um centro comunitário de San Bernardino no dia 2 de dezembro, matando 14 pessoas e ferindo mais de 20. Eles foram mortos após uma perseguição policial.

Leia também

O chefe do FBI, James Comey, afirmou que os executores do ataque haviam manifestado o apoio ao "jihad e ao martírio" em comunicações privadas desde 2013, mas que eles nunca fizeram isso publicamente nas redes sociais.

O presidente americano, Barack Obama, vai se reunir na próxima sexta-feira em San Bernardino, com as famílias das vítimas do ataque.

A caminho de Honolulu, no Havaí, onde tira suas férias habituais de fim de ano, Obama "fará uma escala em San Bernardino para visitar as famílias", anunciou seu porta-voz, Josh Earnest.

Não estão previstos anúncios, ou declarações, do presidente à imprensa, afirmou o porta-voz.

A maior parte daqueles que perderam a vida durante a festa antecipada de Natal em 2 de dezembro, palco do atentado, era de funcionários do serviço público de Saúde do condado de San Bernardino.

A maioria trabalhava (uns mais e outros menos diretamente) com Syed Farook, que fez os disparos de fuzil, junto com sua mulher, Tashfeen Malik.

Terrorismo nas redes sociais

O grupo militante islâmico tem "revolucionado" o terrorismo ao procurar inspirar tais ataques de menor porte, disse Comey notando que o grupo usa redes sociais, comunicações criptografadas e propaganda engenhosa para recrutar seguidores ao redor do mundo.

"A Al Qaeda dos seus pais era um modelo muito diferente do que a ameaça que enfrentamos hoje", disse Comey durante uma conferência sobre contraterrorismo em Nova York.

Ele também declarou que autoridades acreditam que Mohammed Abdulazeez, o suspeito pela morte a tiros de quatro fuzileiros navais e um marinheiro em julho, em Chattanooga, no Tennessee, foi radicalizado por propaganda militante.

"Na minha cabeça, não há dúvidas de que o assassino de Chattanooga foi inspirado e motivado por propaganda de organização terrorista estrangeira", disse ele, sem especificar o grupo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas