Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Muçulmano é assassinado em Bangui após visita do Papa Francisco

Atiradores mataram Zacharia Adam, de 35 anos, em frente à mesquita. Em visita a bairro muçulmano, Papa Francisco disse que todos são irmãos

Homens armados mataram, nesta terça-feira (1º), um jovem muçulmano no bairro PK5, subúrbio muçulmano deBangui, um dia depois da visita do papa Francisco para transmitir uma mensagem de paz neste país devastado pelas violências intercomunitárias, segundo fontes concordantes.

"Até as 11 horas, nosso irmão estava emfrente à mesquita Ibni Qatab, quando alguns bandidos saíram com suas armas e dispararam, provocando sua morte" - declarou à AFP o presidente do grupo de comerciantes da região, Issuf Djibril.

Leia também

Os agressores estavam a alguns metros dali, do outro lado do canal Essayez-voir, que separa o bairro muçulmano de outros cristãos na capital centro-africana, declararam vários moradores do PK5.

O corpo de Zacharia Adam, de 35 anos foi transportado para a mesquita vizinha Ali Babolo e coberto com um lençol branco dentro de uma bolsa de plástico.

O arcebispo de Bangui, Dieudonné Nzapalainga, comemorava a relativa calma, em declarações nesta terça-feira à RádioVaticano, dia seguinte à visita do papa Francisco àRepública Centro-Africana.

"Estavam prevendo um apocalipse", mas "não houve um disparo sequer", declarou.

Algumas horas mais tarde, o arcebispo chegou com urgência ao PK5 para oferecer seu apoio a líderes religiosos muçulmanos. Ele pediu que não cedessem "às provocações dos inimigos da paz" para não voltarem a cair em um ciclo de represálias.

O papa, que foi recebido triunfalmente no domingo e na segunda-feira, quis manter sua visita a este país imerso em violências intercomunitárias, apesar das advertências feitas, especialmente pela França, sobre a impossibilidade de garantir a segurança das pessoas.

Durante sua estada de 26 horas, visitou a mesquita central do bairro para se encontrar com os dirigentes muçulmanos do país e não deixou de pedir a cristãos e muçulmanos sua reconciliação. Segundo o papa,são "todos irmãos".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas