Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Morre surfista amador que foi atacado por tubarão no Havaí

Homem havia ficado estável após cirurgia, mas acabou não resistindo aos ferimentos

O surfista amador atacado por um tubarão em Honolua Bay na última terça-feira não resistiu aos ferimentos e morreu, de acordou com o jornal local "Maui Now". O homem, que tinha entre 50 e 60 anos, não foi identificado. Ele teria evoluído a uma condição estável após cirurgia, mas voltou a ficar em estado grave e não resistiu. Após o ataque, as finais do Maui Pro, decisão da primeira etapa do circuito feminino, foram adiadas.

Previstas para terça-feira e adiadas por conta do ataque de tubarão, as finais do Maui Pro terão um novo local para serem concluídas no Havaí. Após registro de um ataque de tubarão em Honolua Bay, "pico" onde acontece justamente a primeira etapa do circuito feminino, a Liga Mundial de Surfe (WSL) anunciou nesta quarta que vai mudar a sede da disputa. Um dos locais que pode ser escolhido para a decisão é Pipeline, que fica na Ilha de Oahu.

Leia também

Se isso acontecer, será a primeira vez que o local histórico receberá uma final entre mulheres. O anúncio de mudança do local de disputa foi feito na noite desta quarta-feira, durante a transmissão do Pipe Masters, evento de abertura do Circuito Mundial masculino.

Única brasileira na elite, a gaúcha-havaiana Tatiana Weston-Webb não estava na praia no momento do ataque, mas se mostrou preocupada com o incidente. Antes de a organização informar sobre a mudança de local, Tati já previa o cancelamento da disputa em Honolua:

- Quando o ataque aconteceu, eu estava em casa. Decidi não fazer um free surf de manhã e eu estava descansando para a minha bateria. Mas foi uma decisão boa. Eles estão pensando em rolar as meninas em Pipe, vão tomar a decisão mais tarde.

Ataques de tubarão no Havaí não são tão raros. O mais famoso deles aconteceu em 2003, quando a surfista Bethany Hamilton, então com 13 anos, foi atacada por um tubarão-tigre na ilha do Kauai. Mesmo perdendo o braço esquerdo, ela continuou a carreira como surfista profissional e virou uma grande história de superação.

Todos os ataques fatais dos últimos 20 anos em Maui (2004, 2013, 2015 e 2019) foram também da espécie tubarão-tigre. Vale ressaltar ainda que há dez dias do início do evento um outro incidente (não fatal) já tinha sido registrado no local, quando uma californiana foi atacada enquanto nadava.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas