Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Marcha da extrema-direita em Jerusalém Oriental vira 1º teste para novo governo de Israel

'Marcha da Bandeira' celebra o aniversário da 'reunificação' de Jerusalém em 1967 e é uma provocação para palestinos, que tentam impedir a passeata e foram dispersados pela polícia

O novo governo de Israel enfrenta nesta terça-feira (15) o seu primeiro teste, com uma marcha da extrema-direita por Jerusalém Oriental que pode reacender o conflito com o Hamas, que governa a Faixa de Gaza.

A "Marcha das Bandeiras" celebra o "Yom Yerushalaim" ("Dia de Jerusalém"), quando os israelenses comemoram o aniversário da "reunificação" da Cidade Sagrada após a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Leia também

A concentração para a passeata começou por volta das 11h (horário de Brasília). Nela, israelenses radicais passeiam por áreas da Cidade Velha de Jerusalém, na parte Oriental da cidade.

A marcha é considerada uma "provocação" por palestinos, que se organizaram para impedi-la e marcaram protestos para o mesmo horário em Gaza e na Cisjordânia.

Antes da passeata, a polícia israelense dispersou centenas de palestinos perto do portão de Damasco, na entrada da Cidade Velha

Importância da Cidade Velha

Israel considera Jerusalém sua capital indivisível. Palestinos consideram a parte leste da cidade como um território ocupado (assim como a comunidade internacional) e querem transformá-la na capital de um futuro estado da Palestina.

É na parte Oriental de Jerusalém que fica a Cidade Velha — e, dentro dela, locais sagrados para o islamismo, o judaísmo e o cristianismo como a Esplanada das Mesquitas, a Torre de Davi e o Santo Sepulcro (veja mapa abaixo).

A Esplanada das Mesquitas é chamada pelos muçulmanos de Al-Haram al-Sharif (Nobre Santuário) e pelos judeus de Har HaBayit (Monte do Templo). Ela abriga o Domo da Rocha, a mesquita Al-Aqsa (A Distante) e o Muro das Lamentações, vestígio do templo judaico destruído pelos romanos no ano 70.

O local é o mais sagrado do judaísmo e o terceiro mais sagrado do Islã (depois de Meca e Medina).

A "Marcha das Bandeiras" seria realizada em 10 de maio, coincidindo com o fim do Ramadã (mês sagrado de jejum e oração para os muçulmanos), mas foi desviada no último minuto para longe do Portão de Damasco, da Cidade Velha e do Bairro Muçulmano para evitar conflitos.

Mas, mesmo após o redirecionamento, a marcha ajudou a desencadear o conflito de 11 dias entre Israel e Hamas que deixou mais de 250 mortos (a esmagadora maioria do lado palestino).

Reação palestina

Além de convocar protestos para o mesmo horário em Gaza e na Cisjordânia, palestinos se mobilizaram para tentar impedir a marcha. O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e o Fatah, que administra a Cisjordânia, pediram aos palestinos que fossem para a Cidade Velha.

"Advertimos sobre as repercussões perigosas que podem resultar da intenção da potência ocupante de permitir que colonos israelenses extremistas realizem a Marcha das Bandeiras em Jerusalém ocupada", disse o primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, em uma rede social.

O enviado da ONU para o Oriente Médio, Tor Wennesland, pediu "a todas as partes que atuem com responsabilidade e evitem provocações que possam levar a um novo ciclo de confrontos".

A embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém pediu a seus funcionários que não compareçam à Cidade Velha de Jerusalém, devido à marcha e às "possíveis contramanifestações".

Novo governo de Israel

A marcha ocorre no segundo dia de governo do novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, que conseguiu formar uma coalização que destronou Benjamin Netanyahu, o premiê mais longevo da história do país, após 12 anos.

Bennett é de um partido de extrema-direita, mas para conseguir formar um governo se juntou ao progressista de centro Yair Lapid e fez uma coalizão improvável de oito partidos: dois de esquerda, dois de centro, três de direita e um árabe.

A coalizão foi aprovada por um triz, em uma votação apertada que fez muita gente duvidar da sua viabilidade até o último segundo. No final, foram 60 votos a favor e 59 contra. Um parlamentar se absteve.

Na segunda-feira à noite (14), o novo ministro da Segurança Interna, Omer Bar-Lev, decidiu manter a manifestação, apesar dos pedidos de suspensão por parte de deputados árabes israelenses e de líderes palestino.

"O direito de manifestação é um direito de todos na democracia", afirmou o gabinete do ministro em um comunicado para justificar a decisão. "A polícia está preparada e faremos tudo o que estiver em nossas mãos para preservar o delicado tecido da convivência".

O ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, se reuniu com chefes de polícia, militar e de inteligência nesta terça-feira (15) e "ressaltou a necessidade de evitar atritos e proteger a segurança pessoal dos cidadãos israelenses, judeus e árabes", disse seu gabinete.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas