Manifestantes picham a frase 'era um racista' em estátua de Churchill em Londres

Ex-primeiro-ministro é considerado um herói britânico por sua atuação na II Guerra Mundial, mas defendia imperialismo britânico sob o que considerava

Manifestantes picharam uma estátua de Winston Churchill com a frase "era um racista" embaixo do nome do ex-primeiro-minitro britânico nesta segunda-feira (8), em Londres, durante um protesto antirracista.
A tradicional estátua fica em frente ao na Parliament Square, em Westminster, de frente para o Parlamento britânico. A inscrição foi removida pouco depois.
Enquanto alguns comemoravam a pichação, porém, outros tentavam defender a estátua e pediam que ela fosse poupada do vandalismo, defendendo a imagem de Churchill.
Embora seja considerado um herói no Reino Unido por sua conduta durante a II Guerra Mundial, o ex-primeiro-ministro é apontado por muitos historiadores como um defensor da supremacia branca. Ele era um ferrenho defensor do imperialismo britânico, que afirmava ser benéfico para raças que chamava de "primitivas".
Ao longo de sua carreira política, ele concedeu declarações polêmicas, nas quais ofendeu índios de vários países, aborígenes australianos, palestinos e também indianos.