Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Jornalistas portugueses visitam a cidade de Porto de Pedras

Situada no coração da APA Costa dos Corais, a cidade mantém laços com Portugal, desde o início da colonização

Um grupo de jornalistas portugueses participaram de uma press trip organizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Embratur, com o apoio do Sebrae, no município de Porto de Pedras, em Alagoas, no final de semana. Situada no coração da APA Costa dos Corais, a cidade mantém laços com Portugal, desde o início da colonização.

O grupo de visitantes é formado pelos comunicadores Ivete Carneiro, do Jornal Volta Ao Mundo; Mara Gonçalves, do Público; Leonor Riso, do Sábado; João Valadares, da revista MAGG e Sônia Calheiros, da Visão, foram recebidos pelo prefeito Henrique Vilela, secretária de Turismo Zélia Cavalcanti e presidente do Comtur Luciano Caribé.

No momento, os jornalistas conheceram a história, incluindo locais onde D. Pedro visitou, mergulharam nas águas mansas e mornas da praia do Patacho, onde puderam conversar com pescadores e conhecer o processo.

"Conheceram o hotel boutique Pedras do Patacho , o trabalho de preservação da restinga, de educação ambiental e todo o projeto Bandeira Azul, que, diferente as Europa, mantém características sustentáveis em Porto de Pedras. Numa parceria do empresário Luciano Caribé com a Embratur, curadora da press trip, pernoitaram na Casa Brasileira, um hotel voltado para a cultura e a arte', relatou a prefeitura do município.

Além disso, os jornalistas conheceram o sítio histórico da cidade, o antigo forte erguido pelos portugueses que defenderam o território dos holandeses, as igrejas e o artesanato local. A visita terminou com o turismo de observação na Associação Peixe Boi onde o grupo pode aprender todo o trabalho de preservação desses animais que ainda estão na lista dos ameaçados de extinção e viram como a comunidade participa e gere todo o processo coordenado pela bióloga Flávia Rego.

Para o prefeito Henrique Vilela, o momento "foi uma grande experiência para todos". Já a secretária de Turismo, Bárbara Braga, contou que os jornalistas "estão vivenciando as nossas principais experiências e produtos turísticos sustentáveis, produzindo conteúdos que irão impactar não só o público português, mas outros destinos da Europa."

O superintendente do Sebrae, Vinicius Lages, destacou a felicidade em ver pequenos empreendedores recebendo esse público qualificado, bem como ver a forma em que os pequenos negócios podem colaborar para atender melhor nossos turistas internacionais e ampliar a acessibilidade dos destinos.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a escolha para a realização da Press trip em Alagoas faz parte da estratégia de segmentação de público para impulsionar a vinda de turistas estrangeiros para o país.

Sobre o press trip

Em um roteiro de sete dias, a viagem dos jornalistas contempla atrativos e produtos turísticos do Litoral ao Sertão, incluindo também as cidades de Maceió, Olho D’Água do Casado e Pão de Acúcar. O roteiro também contempla a hotelaria, a rica gastronomia e o genuíno artesanato.

Voo Regular para a Europa

O trabalho de promoção e marketing do Destino Alagoas voltado ao mercado europeu ganha ainda mais importância com a conexão aérea que liga Maceió a Lisboa e a expansão hoteleira. Conquistado ainda em 2020 pela articulação do Governo de Alagoas, o voo que liga Maceió a Lisboa com a companhia aérea portuguesa TAP, conta com duas frequências semanais, todas às quintas e sábados, em uma aeronave com capacidade para 168 passageiros, sendo 16 lugares na classe executiva e 152 na econômica.

*com informações da assessoria.