Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Jornalista iraniana vai a julgamento por críticas ao governo

Elaheh Mohammadi fez a cobertura dos funerais de Mahsa Amini, jovem morta por supostamente violar o código de vestimenta islâmico; morte provocou uma onda de protestos em massa em todo o Irã por meses

Uma jornalista iraniana foi julgada a portas fechadas nesta segunda-feira (29) por acusações ligadas à cobertura do funeral de uma mulher curda-iraniana cuja morte sob custódia policial no ano passado desencadeou meses de manifestações, disse o advogado dela à agência de notícias ILNA.

A morte de Mahsa Amini, de 22 anos, enquanto estava sob custódia da polícia da moralidade por supostamente violar o código de vestimenta islâmico provocou uma onda de protestos em massa em todo o Irã por meses, marcando o maior desafio para os líderes clericais do Irã em décadas.

Leia também

Elaheh Mohammadi cobriu o funeral de Amini em sua cidade natal curda, Saqez, onde os protestos começaram. A República Islâmica acusou seus inimigos estrangeiros de iniciar os protestos para desestabilizar o país.

“O julgamento de Elaheh Mohammadi correu bem. A data da próxima sessão será anunciada pelo tribunal”, disse o advogado dela, Shahabeddin Mirlohi, à ILNA. Ele não estava imediatamente disponível para comentar.

Mohammadi, repórter do jornal pró-reforma Hammihan que está sendo julgada em Teerã, e outra jornalista, Niloofar Hamedi, do jornal Sharq, foram acusadas de “conluio com poderes hostis” por sua cobertura da morte de Amini. A acusação acarreta potencialmente a pena de morte sob a lei islâmica.

Uma declaração conjunta divulgada pelo Ministério da Inteligência do Irã em outubro acusou Mohammadi e Hamedi de serem agentes estrangeiras da CIA.

(Reportagem de Parisa Hafezi)

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas