Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Irmãos que realizaram ataques na Bélgica estão ligados aos de Paris

Atentados deixaram mais de 30 mortos e 270 feridos. Irmãos Khalid e Ibrahim El Bakraoui são dois dos terroristas

Dois irmãos apontados como os autores dos atentados de terça-feira (22), em Bruxelas, estão relacionados com os ataques de 13 de novembro, em Paris, afirmaram nesta quarta-feira (23) as autoridades e a imprensa belga, no primeiro dia de luto em homenagem às vítimas.

O procurador federal belga, Frédéric Van Leeuw, confirmou em uma coletiva de imprensa nesta quarta que dois dos autores destes atentados eram os irmãos Khalid e Ibrahim El Bakraoui, já procurados por suas ligações com os ataques de 13 de novembro em Paris.

Leia também

Assim como no caso de Paris, os atentados na Bélgica foram reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI). Morreram mais de 30 pessoas, e outras 270 ficaram feridas no aeroporto de Bruxelas e na movimentada estação de metrô de Maalbeek.

Segundo o procurador belga, "o número de vítimas pode, infelizmente, aumentar nas próximas horas".

Identificação
Ibrahim El Bakraoui teria detonado seus explosivos no aeroporto de Bruxelles-Zaventem. Ele foi identificado por impressões digitais. O homem já havia sido apontado como suspeito em imagens de câmeras da segurança divulgadas na terça-feira pela polícia.

As imagens mostravam três homens empurrando carrinhos de bagagem, pouco antes das duas explosões que arrasaram o salão de embarque do aeroporto. Ibrahim, que nasceu em Bruxelas em 9 de outubro de 1986, seria o homem do meio.

Ele teria abandonado em uma lata de lixo um computador contendo seu testamento, onde afirma "não saber mais o que fazer" porque é "procurado em todos os lugares", segundo o procurador belga.

O computador foi encontrado em um lixo no bairro de Schaerbeek, onde a polícia realizou na terça-feira operações de buscas que permitiram localizar "15 quilos de explosivo do tipo TATP, 150 litros de acetona, 30 litros de água oxigenada, detonadores, uma mala cheia de pregos, bem como material destinado a confeccionar artefatos explosivos".

Seu irmão Khalid também foi identificado por suas impressões digitais como o autor do ataque na estação de metrô de Maelbeek. "A explosão aconteceu no interior do segundo vagão do trem, quando este ainda estava parado na estação". Khalid nasceu em 12 de janeiro de 1989 em Bruxelas.

Os irmãos El Bakraoui, conhecidos da polícia por assaltos a mão armada, foram mencionados pelos meios de comunicação belgas em conexão com a caça ao suspeito-chave dos atentados de Paris, Salah Abdeslam, capturado na sexta (18) no município de Molenbeek, em Bruxelas, depois de quatro meses de buscas.

Khalid El Bakraoui teria alugado, com uma identidade falsa, um apartamento que serviu de esconderijo em Charleroi (sul), de onde partiram alguns dos autores dos atentados de 13 de novembro, e um apartamento no bairro de Forest, igualmente em Bruxelas, onde uma operação policial de rotina em 15 de março ajudou a encontrar o rastro de Abdeslam.

2º homem-bomba do aeroporto
Fontes policiais disseram à France Presse que o segundo homem-bomba que participou no ataque ao aeroporto de Bruxelas foi identificado pelas autoridades como Najim Laachraoui - ele seria o homem que aparece à esquerda nas imagens das câmeras de segurança. A informação não foi confirmada oficialmente. A imprensa belga, que chegou a anunciar a detenção de Laachraoui, se retratou pouco depois desta informação.

Laachraoui, de 24 anos, foi identificado na véspera dos ataques em Bruxelas como cúmplice de Salah Abdeslam - fugitivo que era procurado pelos ataques de novembro em Paris e foi preso - e dos comandos que cometeram os atentados de Paris em novembro. De acordo com o jornal "Washington Post", acredita-se que ele teria preparado as bombas usadas em Paris.

Seu DNA foi encontrado em várias residências utilizadas pelos extremistas que cometeram os ataques de 13 de novembro na capital francesa.

Segundo o jornal flamengo De Standaard e RTBF, ele é o segundo homem-bomba morto no aeroporto de Bruxelas na terça com Ibrahim El Bakraoui.

Quanto ao terceiro homem que aparece nas imagens das câmeras de segurança, ele continua foragido, de acordo com o procurador belga, e não foi identificado.

"Ainda não foi identificado", afirmou o procurador federal belga, Frédéric Van Leeuw, indicando que "em sua mochila estava a maior parte da carga explosiva" utilizada no ataque.

Com a confirmação da participação dos irmãos El Bakraoui nos atentados de terça, os investigadores já podem estabelecer uma relação direta entre a rede por trás dos ataques de Paris em novembro de 2015, que deixaram 130 mortos.

Imagem ilustrativa da imagem Irmãos que realizaram ataques na Bélgica estão ligados aos de Paris
| Foto: FOTO: Martin Meissner/AP

Temores
Também reforça os temores sobre a capacidade das rede extremistas belgas de continuar a realizar ataques sangrentos, apesar do reforço das medidas de segurança em toda a Europa e a pressão policial consideravelmente aumentada desde os ataques de Paris.

"Deveríamos ter restabelecido o nível 4 (de alerta máximo) de ameaça terrorista após a prisão de Salah Abdeslam? Não tínhamos informações para prevenir a iminência desta ameaça?", questionava nesta quarta-feira em uma edição especial o jornal "Le Soir", que ressaltou a possível existência de "cúmplices" que poderiam voltar a agir.

Os piores ataques terroristas ocorridos na Bélgica poderiam ter "atingido mais de 40 nacionalidades", segundo o ministro belga das Relações Exteriores, Didier Reynders.

Ao menos uma peruana morreu, e dez franceses, dois britânicos e três americanos ficaram feridos. Uma delegação do FBI e da polícia de Nova York devem viajar para Bruxelas. O Departamento de Estado alertou os cidadãos americanos para "riscos potenciais se quiserem viajar para e pela Europa".

A Bélgica parou nesta quarta para observar um minuto de silêncio em memória das vítimas em vários pontos da capital, como no cruzamento Schuman, no coração do bairro europeu, na presença do casal real, Philippe e Mathilde, e do primeiro-ministro Charles Michel.

Centenas de pessoas se reuniram na Place de la Bourse, convertida em um memorial improvisado, onde houve aplausos ao fim do minuto de silêncio.

"Na noite passada, vim depositar uma vela e passei esta manhã em solidariedade com as vítimas e suas famílias. É importante estar aqui com outras pessoas", declarou à AFP Latifa Charaf, de 50 anos, uma professora de Bruxelas.

'Surrealismo belga'
O aeroporto da capital belga continuará fechado pelo menos até quinta-feira. Várias estações de metrô reabriram sob a vigilância de soldados, mas a movimentação era muito menor do que o habitual.

"Vou pegar o metrô, não importa o que aconteça, não vou desistir do meu estilo de vida por causa de um idiota que se explodiu", declarou um jovem chamado Vasco, que chegou de trem de Enghien, a 30 km de Bruxelas. "No trem, havia pessoas que estavam brincando sobre o que aconteceu ontem. Este é o surrealismo belga, não vai morrer", sorriu.

A imprensa belga divulgou informações não confirmadas sobre como teria ocorrido o atentado no aeroporto. De acordo com vários meios de comunicação, um motorista de táxi que teria levado os três homens ao aeroporto contatou a polícia.

Foi ele quem "levou os investigadores ao endereço onde buscou os três homens na parte da manhã", e foi nesta casa que "a polícia então descobriu um artefato explosivo contendo pregos, uma bandeira do EI e armas", de acordo com Het Laatste Nieuws.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas