Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Índia é 3º país a ultrapassar os 4 milhões de casos

Apenas EUA e Brasil haviam atingido a marca, que também lideram em número de mortes

A Índia se tornou o terceiro país do mundo a ultrapassar 4 milhões de casos de coronavírus neste sábado (5). Com 86 mil novos casos registrados, o país está logo atrás dos Estados Unidos (mais de 6,3 milhões) e do Brasil (4,1 milhões) em números de infecção de Covid-19.

Enquanto o governo flexibiliza as restrições, a Índia é atualmente o país com o balanço de casos que mais cresce, com mais de 80 mil por dia, e o maior número de mortes diárias, mais de mil.

Leia também


Novos casos no Iraque

No Iraque, o aumento de novos casos levou as autoridades a alertar que os hospitais podem não ser mais capazes de lidar com o crescente número de hospitalizações.

O país registrou 5.000 novos casos na sexta-feira, elevando o total para 252 mil. Desses, 7.359 resultaram em mortes.

O ministério atribuiu o aumento aos recentes "grandes encontros" que ocorreram sem o devido respeito às medidas de precaução, como uso de máscara e distanciamento físico, especialmente durante a Ashura, um dos mais importantes encontros religiosos do Islã xiita.

Prudência da OMS

A pandemia matou pelo menos 875 mil pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro, de acordo com um balanço estabelecido pela AFP a partir de fontes oficiais.

Na sexta-feira, 5.693 novas mortes e 305.583 novos casos foram registrados em todo o mundo.

Atualmente, os países com os piores balanços de mortes são Índia, com 1.089 novas mortes, Estados Unidos (998) e Brasil (888).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de óbitos, com quase 188 mil mortes e 6.202.053 casos, de acordo com contagem da Universidade Johns Hopkins.

Neste contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na sexta-feira que não espera uma vacinação generalizada contra a covid-19 antes de meados de 2021.

"Um número considerável de vacinas candidatas já entrou na fase 3 de testes. Sabemos de pelo menos 6 a 9 que já percorreram um longo caminho em termos de pesquisa", disse uma porta-voz da OMS, Margaret Harris.

"Mas em termos de um cronograma realista, realmente não esperamos uma vacinação generalizada até meados do próximo ano", acrescentou ela, à medida que os preparativos para a distribuição de uma vacina se aceleram, especialmente nos Estados Unidos.

A OMS "não endossará" uma vacina contra o coronavírus se ela não for segura e eficaz, enfatizou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, quando questionado sobre as preocupações levantadas pelo movimento antivacina.

Vacina russa

Na Rússia, quase um mês após seu anúncio com grande alarde pelas autoridades, os pesquisadores publicaram um primeiro estudo que mostra que sua vacina contra o coronavírus, a Sputnik V, está apresentando resultados preliminares encorajadores.

A vacina em desenvolvimento pelo instituto de pesquisas Gamaleïa desencadeia uma resposta imunológica e não causou efeitos adversos graves, conclui o artigo de pesquisadores russos publicado pela prestigiosa revista britânica The Lancet, após avaliação por um comitê revisor composto por cientistas independentes.

Esses resultados ainda não comprovam que a vacina protege efetivamente contra a infecção pelo novo coronavírus, o que será demonstrado em estudos maiores, apontam os especialistas.

Uso sistemático de corticoides

A organização recomendou, porém, "o uso sistemático de corticoides em pacientes com uma forma grave ou crítica da Covid-19", à luz de estudos que mostram que esses medicamentos reduzem a mortalidade, de acordo com diretrizes publicadas na sexta-feira no periódico médico BMJ.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas