Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Imprensa internacional repercute processo de impeachment no Brasil

Jornais da Europa, EUA e América Latina destacam assunto nas edições

A imprensa internacional tem repercutido nos últimos dias a votação que vai decidir se o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff será aberto e o "clima de disputa" instalado no país. Em reportagem publicada nesta sexta-feira, o jornal americano "The New York Times" trata, em um extenso texto, do clima de disputa em que brasileiros estão vivendo ao apoiar ou refutar o impeachment da presidente. Para isso, ouviram brasileiros de diferentes posições políticas e de distintas regiões do país.

O site da revista americana "Forbes" também destaca o andamento da votação do processo de impeachment de Dilma na Câmara e afirma que, "a julgar pelos números, a presidente Dilma Rousseff é um caso perdido". O vice-presidente Michel Temer não é poupado. "Quando a poeira baixar nas próximas semanas, as pessoas vão olhar e ver o vice-presidente Michel Temer do PMDB , um dos partidos políticos mais corruptos no Brasil, governar o país.

Leia também

O espanhol "El País" abre sua reportagem dizendo que, mais de duas décadas depois de destituir o presidente Fernando Collor de Mello, o Brasil volta a lançar mão do "instrumento mais radical da sua Constituição".

O jornal faz uma cronologia dos fatos recentes, apontado que a sessão da sexta-feira foi aberta pelo "polêmico presidente da Câmara, Eduardo Cunha, militante da igreja evangélica e acusado de corrupção no Caso Petrobras", e afirma que, num prazo de 48 horas, a presidente Dilma Rousseff "viverá uma autêntica agonia política".

Em reportagem deste sábado, o jornal argentino "La Nacion" diz que a "dramática saga do impeachment de Dilma Rousseff se aproxima do fim". O texto afirma que, em meio a declarações inflamadas e acusações cruzadas de "golpistas", "traidores", "corruptos" e "hipócritas", a Câmara dos Deputados deu início, na véspera, a um debate histórico que deve decidir, amanhã, se abre ou não o processo contra a "presidente desgastada".

No título, o argentino "Clarín" fala sobre "a inquietante armadilha que se pode construir no Brasil", afirmando que o impeachment da presidente Dilma, "por suas fragilidades, pode abrir um panorama complexo com um governo provisório tão frágil" como o que está saindo.

A reportagem fala da estreita relação entre política e economia e cita o último - e, segundo o jornal, mais político - dos relatórios do Fundo Monetário Internacional (FMI). O informe mais recente da instituição destaca "quando a economia cresce de forma menos persistente, isso resulta numa queda de investimentos que faz com que o crescimento não seja suficiente para gerar pleno emprego e melhorar os salários, o que resulta em tesões sociais". Para o "Clarín", o "atual drama institucional brasileiro" exemplifica bem essa análise do FMI.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas