Os anéis olímpicos podem ser retirados da Torre Eiffel ainda em 2024. Na semana passada, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, notificou o presidente da França, Emmanuel Macro, sobre a intenção de manter o símbolo das Olimpíadas no principal monumento do país até junho de 2028, um mês antes dos Jogos de Los Angeles. No entanto, ao fim das Paralimpíadas, no domingo, a Associação de Descendentes de Gustave Eiffel (ADGE), o engenheiro que projetou a torre, anunciou parecer desfavorável à manutenção dos aros para além do fim deste ano.
- Estamos muito felizes que os anéis tenham sido associados à Torre Eiffel durante os Jogos Olímpicos. Como herdeiros de Gustave Eiffel, os membros da ADGE se opõem a qualquer alteração que prejudique o respeito pela obra do seu antepassado - afirmou a ADGE.
Leia também
A prefeitura de Paris é proprietária majoritária do ponto turístico, gerado por acionistas, entre eles a ADGE. Os anéis olímpicos foram colocados na Torre Eiffel antes do início das Olimpíadas de Paris, em junho, e têm cerca de 13 metros de altura, pesando quase 30 toneladas. A prefeita de Paris planeja substituí-los por aros de um material mais leve.
- Quero que os dois continuem casados. Como prefeita de Paris, a decisão é minha. Paris nunca mais será a mesma. Quero manter esse espírito festivo vivo - disse Hidalgo.
Os descendentes de Eiffel, porém, consideram que a manutenção dos aros modifica o projeto visual do monumento desenhado por Gustavo e inaugurado em 1889.
- os anéis olímpicos induzem uma modificação substancial tanto no aspecto visual como também no aspecto simbólico da Torre Eiffel. Coloridos, de grandes dimensões, colocados no eixo de acesso privilegiado à torre, criando um forte desequilíbrio, os anéis modificam substancialmente as formas muito puras do monumento - afirmou a ADGE.
Os cinco anéis azul, vermelho, amarelo, preto e verde, que representam os diferentes continentes, foram instalados entre o primeiro e o segundo andar da Torre Eiffel. Cada um dos anéis tem um diâmetro de nove metros.
A Torre Eiffel é um dos monumentos mais procurados do mundo, com cerca de sete milhões de visitantes por ano. A decisão da prefeitura dividiu opiniões entre os moradores da cidade, principalmente porque a ponte localizada em frente à torre, que atravessa o Rio Sena, deverá ser restrita apenas aos pedestres após os Jogos Paralímpicos, que terminaram no domingo.
A Torre Eiffel foi palco de momentos icônicos nessas Olimpíadas e Paralimpíadas, recebendo a arena do vôlei de praia e do futebol de cegos, considerada a mais bonita dos Jogos. Na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas, a cantora Céline Dion fez um retorno triunfante cantando no alto do monumento, que está marcado até nas medalhas entregues aos atletas.