Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Governadora de Tóquio pede estado de emergência após aumento dos casos de Covid

Fronteiras são fechadas, e atletas não têm mais privilégio para entrada no país na pandemia

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e autoridades de Saitama, Chiba e Kanagawa pediram ao governo japonês que seja declarado estado de emergência na região em virtude do aumento de casos de Covid-19. Yasutoshi Nishimura, Ministro da Revitalização Econômica e responsável pela resposta à crise causada pelo novo coronavírus, se mostrou cauteloso ao responder.

- Concordamos que estamos em uma situação severa que nos alarma a ponto de considerar a declaração do estado de emergência. Vamos ouvir a opinião de especialistas - disse à Agência Kyodo News, adiando qualquer decisão sobre a solicitação.

O estado de emergência em virtude da Covid foi declarado no Japão em 7 de abril, duas semanas após o adiamento dos Jogos de Tóquio, e suspenso no final de maio. Nas últimas semanas, no entanto, as estatísticas de transmissão da doença e de internações chamaram a atenção negativamente. Na última semana foram registrados mais de mil casos diários pela primeira vez desde o início da pandemia. A nova variante do vírus, de propagação mais rápida, já foi detectada no país.

Em reação, o Japão fechou as fronteiras do país a estrangeiros até pelo menos o fim de janeiro. Atletas de elite, que antes configuravam um dos grupos de exceção para a entrada no país, estão com este benefício suspenso no momento. O Primeiro Ministro japonês, Yoshihide Suga, ontem repetiu publicamente a promessa de sediar Jogos "seguros e protegidos".

Tags