Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Filha de mexicanos homenageia pais em formatura nos EUA

Jennifer Rocha ajudava os pais, imigrantes mexicanos, na colheita de morangos desde que estava na escola

A estudante americana Jennifer Rocha, de 21 anos, resolveu fazer uma homenagem aos pais, trabalhadores rurais, durante seu ensaio fotográfico de formatura. Ela levou as roupas usadas na cerimônia para o meio de uma plantação e posou ao lado da família.

Filha de imigrantes mexicanos nos Estados Unidos, Rocha começou a ajudar os pais no campo quando ainda estava no ensino médio. Ela conta que mesmo durante a faculdade, que fazia em outra cidade, voltava todos os fins de semana para o trabalho pesado.

Leia também

"Se não fosse pela forma como meus pais me criaram, eu não sei quem eu seria hoje", disse Rocha à comissão de formatura. "Ter experiência no campo me motivou a trabalhar duro."

Com o dinheiro tirado da plantação, eles puderam financiar os estudos da jovem no curso de sociologia da prestigiosa Universidade da Califórnia, em San Diego. Ela agora quer se especializar em direito e poder defender os trabalhadores do campo.

"Eu sou tão conectada aos trabalhadores do campo que eu quero trabalhar com o sindicato do setor para defendê-los e assim poder fazer a diferença", disse a jovem em entrevista ao canal Telemundo, braço em espanhol da rede americana NBC.

Rocha conta que sua rotina era bastante pesada, mas que nunca pensou em desistir. O plantio dos morangos acontece em um horário específico, a partir das 18h, e a jornada de trabalho podia chegar a quase dez horas seguidas.

"Ninguém pensa, nem vê o que acontece, por trás de um vegetal que você pega no supermercado. Mas por trás disso está alguém que dá o sangue todos os dias trabalhando no campo", disse Rocha.

O pai da jovem formanda, o agricultor José Juan, se diz orgulhoso da trajetória da filha. Ele mesmo, assim como a esposa, não terminou os estudos. Jennifer é a caçula de 3 irmãs, todas com diploma de graduação nos EUA.

"Nós temos muito orgulho dela e damos graças à Deus que tudo tenha dado certo e que ela mesma tenha encontrado essa vontade de seguir com os estudos", disse o pai.

Angélica Maria Duarte, mãe da jovem, conta que quando se sentia cansada durante uma longa jornada de trabalho, pensava na filha e encontrava forças para seguir adiante.

"O trabalho no campo constrói e molda um tipo diferente de caráter", disse a estudante. "De quem não desiste e quem tem resiliência e força para superar as dificuldades.”

A jovem também espera, com seu exemplo, mostrar aos filhos de imigrantes nos EUA que há outros caminhos a se seguir e que eles nunca devem se esquecer de suas origens.

"Para todos os latinos por aí, continuem trabalhando duro e deixando seus pais orgulhosos e não se esqueçam de onde vocês vieram", disse Rocha.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas